Xícara de Chá

ALCACHOFRA NO MICROONDAS

Alcachofra no microondas 6

Alcachofra no microondas 8 Alcachofra no microondas 7

Alcachofra é uma delícia, mas normalmente demora tanto tempo pra fazer que mesmo quando eu encontro no mercado pra vender já bate aquela preguiça imensa de fazer e eu nem compro.

Daí que há algumas semanas eu vi um post da Lilly Pebbles mostrando como fazer alcachofra no microondas e eu quase dei um grito de felicidade. Como assim isso é possível e só eu não sabia? Me senti descobrindo todo um novo mundo de alcachofras e precisava vir aqui dividir com vocês. Preguiça nunca mais!

Também aproveitei para dar a receita de um molhinho vinagrete que é o meu preferido para comer com as folhas de alcachofra, porque eu sou legal assim, mas você pode comer a alcachofra acompanhada de qual molho preferir.

Alcachofra no microondas 1 Alcachofra no microondas 2 Alcachofra no microondas 3 Alcachofra no microondas 4 Alcachofra no microondas 5

INGREDIENTES

  • 2 alcachofras grandes
  • 1 limão

Molho

  • 1 echalotes (ou 1/2 cebola roxa) picada bem pequene
  • 3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
  • 1/2 xícara de azeite
  • sal
  • pimenta do reino

MODO DE PREPARO

Para o molho somente misture todos os ingredientes e reserve.

Lave bem as alcachofras. Com uma faca bem afiada e muito cuidado, corte o caule da alcachofra deixando cerca de 1 dedo e também corte cerca de 2 centímetros do topo das folhas, como na foto.

Corte um limão ao meio e passe em toda a parte que foi cortada para que a alcachofra não escureça.

Coloque as duas alcachofras em um bowl de vidro grande. Acrescente 3 colheres de sopa de água ao bowl e cubra com um filme plástico, fechando bem. o que você quer é criar um ambiente fechado para que a alcachofra cozinhe no vapor dessa água que está dentro do bowl.

Leve as alcachofras ao microondas por 10 minutos, se for uma alcachofra pequena a 14 minutos, se as alcachofras forem grandes. (As minhas eram grandes e demoraram 14 minutos) Quando tirar do microondas, retire do filme com cuidado e longe do rosto para não se queimar com o vapor. As folhas da alcachofra devem sair bem fácil quando puxadas, se não for esse o caso, feche novamente com o filme e volte ao microondas por 1 ou 2 minutos.

Na hora de comer, retire uma folha e mergulhe a parte de baixo no molho, com o dente, raspe a carne da folha e coma. Descarte o resto da folha. Repita esse processo até acabar com as folhas. Assim vai sobrar uma parte que tem vários fios, descarte essa também. Logo abaixo dela vai ter o coração da alcachofra que também é comestível e é uma delícia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: