Xícara de Chá

FRAISIER

Fraisier 19 Fraisier 20 Fraisier 25 Fraisier 24

Uma sobremesa linda, leve e delicada como o Fraisier tem tudo a ver com o dia das mães. Melhor ainda que o Fraisier impressiona mas não é difícil de fazer, os morangos têm todo o trabalho de deixar maravilhoso por você.

O fraisier também pode ser um excelente substituto do tradicional bolo de aniversário para aniversariantes que não são muito fãs de bolo, o fraisier é muito mais recheio delícia com muito morango do que bolo.

Você pode fazer toda a sobremesa em uma tarde ou manhã ou, se preferir, pode fazer a longo de alguns dias, um passo de cada vez. O bolo pode ser feito até 3 dias antes e mantido na geladeira ou no freezer, para o bolo não ressecar na geladeira você deve desenformar, esfriar completamente e embrulhar todo em papel filme, fazendo o papel filme entrar em contato direto com todo o bolo. O creme de confeiteiro também pode ser feito até 2 dias antes de você servir o bolo e mantido em geladeira com o papel filme. Na hora de montar o fraisier, termine de fazer a mousse misturando o creme de confeiteiro com o creme de leite batido.

Fraisier 1 Fraisier 2 Fraisier 3 Fraisier 7 Fraisier 8 Fraisier 9 Fraisier 10 Fraisier 12 Fraisier 13 Fraisier 16 Fraisier 23 Fraisier 18

INGREDIENTES

Mousse:

  • 1 1/2 xícara de leite integral
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 4 gemas
  • 1/4 de xícara de chá de amido de milho
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 /12 xícara de creme de leite fresco (bem gelado)

Bolo

  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 100g de iogurte natural
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de óleo de canola
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • raspas de 1 limão

Decoração

  • morangos

MODO DE PREPARO

Comece com o creme de confeiteiro para a mousse. Em um panela coloque o leite e o açúcar e aqueça até o o leite começar a borbulhar. Enquanto o leite aquece misture as gemas e o amido de milho em um bowl. Derrame – aos poucos – o leite quente sobre a mistura de gemas, mexendo sempre para não talhar as gemas. Peneire a mistura de leite com gemas de volta para panela, para ter certeza que não há nenhum pedacinho de gema talhada na sua mistura.

Volte a panela ao fogo baixo e, com um espátula ou com uma colher de pau, mexa constantemente até engrossar. Assim que o creme de confeiteiro engrossar, passe por uma peneira e transfira para um bowl. Cubra como filme plástico tocando a superfície do creme e leve à geladeira. (O filme precisa tocar o creme de confeiteiro para que o creme não forme uma película grossa.) Deixe na geladeira até o creme ficar bem frio.

Se o seu creme empelotar na panela, você pode “desenpelotar” batendo no liquidificador. 

Agora para o bolo, pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma com fundo removível.

Em um bowl misture a farinha, açúcar, fermento e o sal. Reserve.

Em outro bowl misture o iogurte, óleo, ovos, baunilha e as raspas de limão. Adicione a mistura líquida aos sólidos e mexa até ficar homogêneo.

Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por cerca de 35-40 minutos, até um palito sair limpo.

Quando o bolo estiver pronto, deixe esfriar completamente. Retire da forma e com uma faca de serra corte o topo do bolo para nivelar.

Retire o creme de confeiteiro da geladeira e bata com um fouet para “quebrar” e deixar o creme cremoso de novo.

Bata o creme de leite fresco (bem gelado!) na batedeira até formar picos leves. Misture o creme de leite batido ao creme de confeiteiro gelado com uma espátula, vai ficar um creme bem aerado e firme. Reserve.

Transfira o bolo para o prato onde será servido. Coloque o aro da forma com fundo removível no bolo e forre os lados com papel manteiga.

Corte os morangos ao meio no sentido do comprimento e coloque sobre o bolo, em todo o contorno, deixando o lado do corte em contato com o papel manteiga.

Corte o restante dos morangos e coloque no centro, cobrindo todo o bolo.

Cobra todo os morangos com a mousse e alise a superfície com uma espátula.

Volte o fraisier para a geladeira por cerca de 4 horas.

Antes de servir, retire o aro da forma e, com cuidado, remova o papel manteiga.

Decore com mais morangos e, se quiser, chantilly.

 

 

 

  1. Janaina

    Olá! Adoro suas receitas, o visual dos pratos, o sabor hummm muito bom!
    Só faltou uma coisa na receita do fraisier, para a mousse qual a medida de leite que vai, um litro e meio ou xícara? E o creme de confeiteiro precisa estar frio para cobrir com filme plástico e ir pra geladeira?
    Obrigado pela atenção, abraço!!!

    • Oi, Janaina! Obrigada pelo elogio! É 1 xícara e meia de leite (já vou lá corrigir) e o creme de confeiteiro precisa ser coberto ainda quente com o filme, para não formar a película.
      Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: