Xícara de Chá

MACARRÃO COM LINGUIÇA E RADICCHIO

Macarrão com linguiça e radicchio 10 Macarrão com linguiça e radicchio 7 Macarrão com linguiça e radicchio 8

Esse macarrão foi feito – e imediatamente devorado – há algumas semanas aqui em casa e eu ainda não tinha colocado a receita por aqui. Estou me redimindo da demora postando essa receita justamente em uma semana com feriado, porque sempre sobre um tempinho a mais se divertir na cozinha.

Quando eu vi essa receita na TV já sabia que ia fazer, eu adoro macarrão com molho a base de carnes e o radicchio só complementa o sabor, deixando mais interessante.

Além da receita ser uma delícia, ela vem cheia de pequenas técnicas novas para aprender e aplicar em outras receitas também, hoje você aprende como usar vegetais sem deixá-los cozidos demais, como dourar pignoles/nozes e, a mais legal, como cozinhar a linguiça de uma maneira diferente. Você pode usar a carne da linguiça para substituir ou juntar com a carne de boi moída, deixando inúmeros outros pratos mais saborosos.

Macarrão com linguiça e radicchio 1 Macarrão com linguiça e radicchio 2 Macarrão com linguiça e radicchio 3 Macarrão com linguiça e radicchio 4 Macarrão com linguiça e radicchio 5 Macarrão com linguiça e radicchio 6 Macarrão com linguiça e radicchio 11 Macarrão com linguiça e radicchio 13

INGREDIENTES

  • 350g de macarrão de massa curta
  • 1/2 xícara de pignoles
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 cebola roxa
  • 1 louro
  • 4 linguiças de porco (mais ou menos 600g)
  • 1 xícara de vinho branco
  • 1/2 radicchio
  • queijo parmesão

MODO DE PREPARO

Coloque uma panela grande com água salgada para ferver.

Corte a cebola em cubinhos e corte o radicchio em fatias finas.

Faça um corte na linguiça para abrir a tripa. Descarte a tripa e reserve todo a carne da linguiça.

Em uma frigideira grande e sem gordura, doure os pignolis no fogo médio. Assim que eles dourarem, retire da frigideira e deixe esfriar em um prato.

Volte a frigideira ao fogo, adicione o azeite e a cebola. Refogue a cebola até ficar transparente. Adicione a carne na linguiça e, com o auxílio de uma colher de pau, refogue a carne “separando” os grumos. Deixe no fogo, mexendo de vez em quando, até a carne ficar dourada. (A carne da linguiça vai ficar bem parecida com carne moída, mas com mais sabor.)

Quando a carne estiver bem dourada, abaixe o fogo e acrescente o vinho branco e a folha de louro.

Nesse momento você pode colocar o macarrão para cozinhar na água salgada.

Quando o macarrão estiver pronto (cerca de 10 minutos, dependendo do seu macarrão), reserve 1 xícara da água do macarrão antes de escorrer.

Acrescente o macarrão cozido à frigideira com a carne refogada, mexa para distribuir todo o molho. Aos poucos adicione a água do cozimento do macarrão.

Desligue o fogo, adicione o radicchio, os pignolis dourados e rale bastante queijo parmesão. Mexa para distribuir os ingredientes e sirva imediatamente. (O radicchio é adicionado só no final já com o fogo desligado para que ele apenas murche com o calor residual, mantendo uma leve crocância.)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: