Xícara de Chá

PUDIM DE PÃO COM PERA E CHOCOLATE

Pudim de pão 11 Pudim de pão 7 Pudim de pão 10

Pudim de pão é uma sobremesa bem no estilo de “sem firulas”. Você reaproveita pão que tá sobrando em casa, incorpora outros sabores e transforma em uma sobremesa deliciosa que aquece a alma, bem no estilo “comfort food”.

Eu usei a combinação de pera e chocolate amargo inspirada nessa receita aqui e achei que não poderia ter sido mais feliz. A pera dá o toque de frescor, o chocolate traz intensidade e o pudim a cremosidade. Já é uma sobremesa completa sozinha, mas se você quiser ser ainda mais feliz pode servir acompanhado de sorvete, chantilly ou de creme inglês.

Como o pudim de pão é uma sobremesa criada para aproveitar pão amanhecido, qualquer pão que você tiver em casa vai servir. Eu usei challah, mas pode ser pão francês, pão de forma, brioche, pão caseiro, todos servem.

Pudim de pão 1 Pudim de pão 2 Pudim de pão 3 Pudim de pão 5 Pudim de pão 8 Pudim de pão 9

INGREDIENTES

  • + ou – 4 xícaras de pão amanhecido
  • 1 xícara de leite integral
  • 1  1/2 xícara de creme de leite fresco
  • 4 ovos + 2 gemas
  • 1/3 de xícara de conhaque
  • 1/3 de xícara de açúcar
  • 1/3 de xícara de açúcar mascavo
  • 100g de chocolate amargo
  • 2 peras

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Corte o pão em fatias e disponha dentro de uma assadeira (fica mais bonito que for uma assadeira de vidro ou de cerâmica porque depois a sobremesa vai à mesa sem desenformar). A intenção aqui é encher toda a assadeira, de uma forma bonita, sem apertar demais as fatias de pão, por isso que a quantidade é “mais ou menos”, vai depender do tamanho da sua assadeira. (A minha assadeira tem 26cm de diâmetro e eu usei 3/4 desse pão da foto)

Em um bowl misture o leite, o creme de leite, os 4 ovos inteiros e as 2 gemas, o conhaque, o açúcar e o açúcar mascavo. Misture bem com um fouet (ou bata no liquidificador) para ficar homogêneo.

Corte o chocolate em pedaços pequenos e fatie as peras. Distribua o chocolate e as peras fatiadas entre as fatias de pão.

Regue todo o creme sobre o pão. Deixe o pão absorvendo o creme por cerca de 15 minutos e depois leve ao forno por cerca de 50 minutos, até o pudim ficar bem dourado por cima mas ainda cremoso por dentro.

Sirva quente ou morno, acompanhado de sorvete ou de chantilly.

Um Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: