Xícara de Chá

QUICHE DE COGUMELOS

Quiche de cogumelos 9 Quiche de cogumelos 11 Quiche de cogumelos 14

Quiche é uma daquelas receitas que quando você faz todo mundo acha chique e fica admirando seu talento, mas que na verdade é super simples. Não precisa de nenhum equipamento especial e não requer técnicas evoluídas.

Pra mim, a maior vantagem do quiche é que é um prato muito versátil. Você pode fazer um dia para receber alguém ou para alguma ocasião especial e, no dia seguinte, o que sobrou só precisa de uma saladinha verde para virar outra refeição.

(Eu também já comi uma fatia de quiche direto da geladeira, num momento de fome durante a tarde e posso garantir que continua uma delícia.)

Quiche de cogumelos 2 Quiche de cogumelos 3 Quiche de cogumelos 4 Quiche de cogumelos 5 Quiche de cogumelos 6 Quiche de cogumelos 7 Quiche de cogumelos 8 Quiche de cogumelos 10 Quiche de cogumelos 12

INGREDIENTES

Massa

  • 1 1/4 xícara de farinha
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de açúcar
  • 100g de manteiga gelada cortada em cubinhos
  • 2 colheres de sopa de água gelada

Recheio

  • 500g de cogumelos Paris
  • 1/2 cebola
  • 2 colheres de chá de tomilho fresco
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 120g de queijo gruyère (pode substituir por muçarela ou queijo prato, se preferir)
  • 4 ovos
  • 1 1/2 xícara de creme de leite fresco
  • sal
  • pimenta do reino

MODO DE PREPARO

Vamos começar pela massa. Em um bowl misture a farinha, sal e o açúcar. Coloque a manteiga gelada cortada em cubinhos no bowl e, com a ponta dos dedos, vá apertando a manteiga e misturando os ingredientes até ficar com a textura de uma farofa grossa (vai ficar algumas bolinhas de manteiga pela massa, é para ser assim mesmo).

Salpique a água sobre a farofa e, com as mãos, misture para incorporar. A massa vai parecer que não dá ponto, mas quando você apertar se mantém unida.

Cubra o fundo e os lados de uma forma com fundo removível com a massa. Fure todo o fundo com um garfo e leve ao freezer para endurecer.

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Fatie os cogumelos e a cebola. Em uma forma coloque os cogumelos, cebola, o tomilho e o azeite. Tempere com sal e pimenta do reino e misture com as mãos para distribuir. Leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos.

Retire os cogumelos do forno e deixe esfriando. Diminua a temperatura do forno para 180 graus. Coloque a massa do quiche para pré-assar por cerca de 10 minutos.

Enquanto isso, prepare o creme. Em um bowl misture os ovos e o creme de leite até virar um creme liso. Tempere com sal e pimenta do reino.

Quando a massa sair do forno, distribua os cogumelos por todo o fundo. Por cima dos cogumelos coloque metade do queijo gruyère ralado do ralo grosso. Com cuidado, derrame todo o creme de ovos dentro de massa e, por cima do creme, coloque o restante do queijo gruyère ralado.

Volte ao forno a 180 graus por mais 45 a 55 minutos.

Sirve quente, morno ou frio.

Um Comentário

  1. Lila Ferraz

    Sempre adorei quiche e realmente achava difícil de fazer. Graças a Sam posso correr para comer o próximo pedaço, aqui em casa com essa receita sem mistérios!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: