Xícara de Chá

TIRAMISU

Tiramisu 13 Tiramisu 12 Tiramisu 16

No fim do ano eu fui viajar com a minha família para a Itália e – além de muito vinho bom – eu comi muito tiramisu. Fazia muitos anos que eu não provava tiramisu e eu tinha esquecido o quão bom ele é. Leve, cremoso, não muito doce e com um toque de café, dá pra dizer que ele é a sobremesa perfeita. Sério, por que fiquei tanto tempo sem essa delícia na minha vida?

Semana passada nós recebemos alguns amigos para jantar e eu aproveitei a oportunidade para fazer um tiramisu. Todo mundo amou. Pra mim também foi ótimo já que eu consegui preparar tudo com antecedência e só precisei me preocupar em tirar da geladeira no momento de servir.

Eu servi em porções individuais, dentro de copos baixos, porque vi os restaurantes italianos servindo assim, achei bonito e quis copiar. Se você quiser fazer o seu em um prato grande, eu só recomendo que o prato seja de cristal ou vidro, as camadas do tiramisu são lindas e merecem ficar expostas.

OBS. O queijo mascarpone é o ingrediente principal do tiramisu e vale a pena procurar por ele em bons supermercados (ele é vendido em potinhos, na parte de refrigerado). Se você quiser muito fazer e não encontrar mascarpone na sua cidade, pode substituir por cream cheese, só lembrando que nesse caso não vai ser um tiramisu de verdade, mas vai ser uma sobremesa deliciosa.

Tiramisu 2 Tiramisu 3 Tiramisu 4 Tiramisu 5 Tiramisu 6 Tiramisu 7 Tiramisu 8 Tiramisu 11 Tiramisu 14 Tiramisu 15

INGREDIENTES

  • 450g de queijo mascarpone (em temperatura ambiente)
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 6 gemas (em temperatura ambiente)
  • 4 claras (em temperatura ambiente)
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de café
  • 1/2 xícara de conhaque ou brandy (pode substituir por mais café)
  • mais ou menos 14 bolachas champagne
  • chocolate amargo de boa qualidade (para decorar)

MODO DE PREPARO

Só queria reforçar aqui a importância dos ingredientes estarem em temperatura ambiente. Todos eles. Se eles não tiverem em temperatura ambiente o seu tiramisu não vai ficar com a textura correta e não vai ficar tão bom. Ok? Ok.

Pronto, vamos lá. Coloque as 6 gemas e metade do açúcar (1/4 de xícara) na batedeira. Bata em velocidade alta por cerca de 6 minutos, até ficar bem um amarelo bem clarinho e dobrar de volume. Adicione o queijo mascarpone e bata até incorporar e ficar um creme liso. Transfira o creme para outro bowl. Reserve.

Lave bem e segue o bowl da batedeira e os batedores, eles não devem ter nenhum resquício de gordura para bater as claras. Na batedeira bem limpa coloque as claras, uma pitada de sal o restante o açúcar (1/4 de xícara), bata até formar picos leves.

Com uma espátula, adicione as claras em neve ao creme de gemas e mascarpone, tomando cuidado para manter a leveza do creme.

Separe as taças ou a travessa onde irá montar o tiramisu. Cubra o fundo com uma camada fina de creme. Eu gosto de usar o saco de confeiteiro porque não suja as beiradas da taça, mas você pode fazer tranquilamente só com uma colher.

Mergulhe cada bolacha na mistura de café e conhaque (ou só café) e disponha uma camada de bolachas sobre o creme. Procure levar a camada de bolachar até as beiradas da taça ou da travessa, assim elas aparecem bem quando vistas do lado. Repita as camadas de bolachas e creme até acabar, sendo que a última camada deve ser de creme.

Por fim, rale um pouco de chocolate sobre o tiramisu. Deixe gelar por ao menos 2 horas antes de servir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: