Xícara de Chá

PRETZEL

Pretzel 10 Pretzel 9 Pretzel 12

Quem já teve o prazer de comer um pretzel quentinho, dos de barraquinhas mesmo, sabe como é gostoso. Imagina então poder fazer em casa.

O pretzel é um pão bem fácil de fazer, que tem apenas um passo a mais que outros pães comuns: antes de assar ele é cozido em uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Esse cozimento que dá a textura e a casquinha brilhante tradicional do pretzel.

Eu gosto do pretzel na versão mais tradicional, salpicado de sal grosso, mas como a massa é neutra você pode fazer sem o sal grosso e passar em outras coberturas assim que sair do forno, como açúcar + canela, queijo parmesão ralado, ervas secas, etc.

DICA: o pretzel com sal grosso e Nutella fica MUITO bom. Tentem em casa.

Pretzel 1 Pretzel 2 Pretzel 3 Pretzel 4 Pretzel 5 Pretzel 7 Pretzel 8 Pretzel 11 Pretzel 14

INGREDIENTES

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 8g de fermento biológico seco
  • 50g de manteiga sem sal derretida
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 3/4 xícaras de água
  • 2/3 de xícara de bicarbonato de sódio (para cozinhar)
  • 1 gema de ovo (para pincelar)
  • sal grosso (para finalizar)

MODO DE PREPARO

Em um bowl misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Misture. Aos poucos, adicione a água e vá misturando com uma colher. Quando a água estiver na metade, adicione a manteiga derretida e salpique o sal pela massa.

Sove a massa por cerca de 10 minutos, adicionando mais água, se necessário. (O ponto da massa será dado com água, você não deve adicionar mais farinha.)

A massa fica bem macia e úmida, mas não gruda nos dedos. Coloque a massa em um bowl levemente untado com óleo, cubra com papel filme deixando espaço para a massa crescer e deixe crescer por cerca de 50 minutos, ou até a massa dobrar de volume.

Depois da massa crescida, retire o excesso de ar e divida em 10 partes iguais. Sobre uma superfície limpa e SEM FARINHA, pegue uma parte de massa e modele o pretzel.

(Importante, você não deve colocar farinha na superfície porque a farinha vai dificultar a modelagem. Ela não vai grudar, prometo. Se você tiver muito tensa pode untar LEVEMENTE a superfície com óleo, mas não pode usar farinha.)

Siga os passos da foto para modelar: (1) faça uma minhoca com uma porção de massa, transforme a minhoca em U, (2) torça as pontas do U, (3) vire a parte torcida sobre o semi-círculo.

Coloque o pretzel modelado sobre uma forma untada com óleo e siga modelando as outras porções até acabar a massa. Deixe também o sal grosso e um egg wash (gema batida com 3 colheres de sopa de água) separados.

Pré-aqueça o forno a 210 graus e prepara as formas para assar os pretzels forrando com papel manteiga e untando levemente o papel manteiga com óleo.

Ferva uma panela com mais ou menos 5 litros de água. Quando a água estiver fervendo adicione o bicarbonato de sódio. Cozinhe cada pretzel individualmente por 45 segundos de cada lado. Transfira os pretzel para a forma preparada com o papel manteiga.

Pincele o egg wash sobre os pretzels cozidos e salpique sal grosso. Leve os pretzels ao forno por cerca de 12 minutos, até ficar bem dourado e brilhante.

Sirva quentinho acompanhado de molhos ou de queijo derretido para mergulhar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: