Xícara de Chá

GNOCCHI DE PORCINI

Gnocchi de porcini 14 Gnocchi de porcini 13 Gnocchi de porcini 16

Gnocchi caseiro é um prato que combina com final de semana. Daqueles para fazer tranquilamente, acompanhado da família enquanto se beberica algo e coloca a conversa em dia.

E esse gnocchi não é qualquer gnocchi. Ele começa com batatas assadas, ao invés de cozidas. As batatas assadas fazem bastante diferença na textura final do gnocchi. Como a massa fica com menos água, ela precisa de menos farinha, garantindo assim um gnocchi bem leve e macio. Outro toque especial é que, além dos cogumelos usados no molho, ele leva cogumelos porcini na massa. Chique, né?

Se você tava na dúvida sobre dedicar seu tempo a esse gnocchi, espero ter te convencido. Faz aí, fica bom mesmo. Passa aqui depois pra me agradecer.

Para você que se faz de difícil e não tem tempo para um gnocchi delicioso, que tal fazer esse macarrão aqui?

Gnocchi de porcini 1 Gnocchi de porcini 6 Gnocchi de porcini 2 Gnocchi de porcini 3 Gnocchi de porcini 4 Gnocchi de porcini 5 Gnocchi de porcini 8 Gnocchi de porcini 9 Gnocchi de porcini 10 Gnocchi de porcini 11 Gnocchi de porcini 15 Gnocchi de porcini 12

INGREDIENTES (receita adaptada do livro “The New Classics” da Donna Hay)

  • 1kg de batatas (eu usei batata Baraka)
  • 25g de cogumelos porcini seco
  • 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
  • 2/3 de xícara de farinha de trigo
  • sal
  • pimenta do reini
  • 2 gemas de ovo
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1/3 de xícara de folhas de sálvia fresca
  • 3 dentes de alho
  • 300g de cogumelos Paris frescos
  • 1 xícara de creme de leite fresco

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Leve e seque as batatas e coloque no forno, direto na grade. Asse as batatas por cerca de 1 hora, até a casca estar bem seca e o meio macio. (Teste as batatas com um garfo.)

Enquanto as batatas estão no forno, prepare os próximos ingredientes. Coloque os cogumelos porcini secos para hidratar em 2 xícaras de água fervente. Reserve.

Pique os dentes de alho e fatie os cogumelos. Reserve. Separe as folhas mais bonitas de sálvia e fatie o restante.

Quando os cogumelos porcini estiverem macios, retire da água. Não jogue fora a água, você vai usar depois. Corte os cogumelos em pedaços bem pequenos. Se você quiser pode usar um processador. (Eu cortei com a faca mesmo.)

Em uma frigideira esquente o azeite. Com cuidado, coloque as folhas de sálvia inteiras dentro do azeite para fritar. Quando as folhas de sálvia estiverem crocantes, retire e escorra em papel toalha. Desligue a frigideira e não descarte o azeite.

Pronto, agora vamos voltar às batatas. Quando as batatas estiverem completamente assadas, retire do forno e corte na metade. Com uma colher, retire todo o meio da batata e transfira para um bowl. (Pode descartar a casca.)

No bowl com as batatas coloque sal, pimenta do reino, o queijo ralado, o cogumelo porcini picado, a farinha e as gemas de ovo. Misture bem com um colher.

Transfira a sua massa do gnocchi para uma superfície levemente enfarinhada. Divida a massa em 4 partes. Com cuidado, pegue uma das partes e faça um rolinho, corte com uma faca para formar os gnocchis. Transfira os gnocchis para uma forma levemente enfarinha para não grudarem. O único cuidado nessa etapa é para não ficar colocando muita farinha na massa, a farinha é somente para que a massa não grude.

Ferva uma panela com água salgada.

Enquanto a água está aquecendo, prepare o molho. Volte à frigideira com o azeite. Aqueça o azeite. Adicione o alho e os cogumelos Paris fatiados. Salteie até os cogumelos estarem cozidos (cerca de 5 minutos). Adicione o creme de leite fresco e 1/4 de xícara do líquido do cogumelos porcini. Deixe o molho ferver até reduzir e ficar mais espesso, cerca de 4 ou 5 minutos. Adicione a sálvia picada e mexa.

Cozinhe os gnocchis na água fervente. Para cozinhar os gnocchis é só colocar alguns (não pode colocar todos de uma vez para não grudarem) na água, quando eles subirem para a superfície e flutuarem, estão prontos. Retire os gnocchis cozidos e coloque em um prato. Coloque mais gnocchis na panela de água e repita o processo até todos os gnocchis estarem cozidos.

Coloque todos os gnochcis cozidos no molho e misture delicadamente para envolver. Coloque as folhas de sálvia crocante por cima e sirva em seguida.

 

Um Comentário

  1. Paulinha

    Você me convenceu depois do primeiro Porcini ali no título. Só não vou fazer nesse fim de semana porque vou viajar. DE qualquer forma, está na minha lista com prioridade. Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: