Xícara de Chá

BOLO MÁRMORE RED VELVET

Bolo red velvet mesclado 8 Bolo red velvet mesclado 9 Bolo red velvet mesclado 5

Bolo red velvet é um bolo especial, com a cor vermelha e o leve sabor de chocolate. Mas a gente não quer só um simples bolo, né? Eu resolvi usar a minha técnica de bolo mármore moderno para fazer um bolo mármore red velvet.

Se você não viu a minha outra receita de bolo mármore, vai reparar pelas fotos que esse marmorizado é bem diferente do normal, ele é bem mais fácil de fazer do que você imagina, como você vai ver pelas fotos, e causa um efeito marmorizado lindo e delicado quando o bolo é cortado em fatias.

Em todos os meus bolos mármores eu gosto de usar como base uma receita de bolo branco (leia-se, que só usa claras), o contraste entre as duas cores fica mais intenso e o marmorizado mais vibrante.

Vamos agora à receita que é a parte que interessa, certo?

Bolo red velvet mesclado 1 Bolo red velvet mesclado 2 Bolo red velvet mesclado 3 Bolo red velvet mesclado 4 Bolo red velvet mesclado 6

INGREDIENTES

  • 2 2/3 xícaras de farinha
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 1 1/4 xícara de leite
  • 4 claras de ovo
  • 1/2 xícara de óleo de canola
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • corante em gel vermelho

Glacê

  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 180 graus, unte e enfarinhe uma forma de bolo com furo.

Em um bowl misture a farinha, fermento e sal. Reserve. Em outro bowl misture o leite, claras, óleo, baunilha e o açúcar. Adicione a mistura líquida ao bowl com os ingredientes secos e, com uma espátula, mexa até incorporar.

Separa a massa de bolo em 2 partes iguais. Misture o cacau com 1 colher de sopa de água, até formar uma pasta lisa. (Esse passo serve para o seu bolo não ficar cheio de pontinhos de cacau.)  Adicione a pasta de cacau a uma metade da massa e use o corante para tingir essa mesma metade da massa de vermelho intenso. (A quantidade vai depender do seu corante, acrescente aos poucos.)

Pronto, agora você vai começar a colocar a massa na forma. Deixe 2 espátulas, 2 colheres e um pano pronto para limpar (você não quer espalhar massa de bolo vermelha pela cozinha, acredite em mim.)

Escolha um ponto na sua forma. Coloque 2 colheres de sopa de massa branca nesse ponto. Coloque 2 colheres de sopa de massa vermelha sobre a massa branca, bem no centro. Repita esse processo intercalando 2 colheres de sopa de cada massa ate acabaram as massas. As massas vão ser sempre colocadas no mesmo ponto, uma sobre a outra. Elas escorrem naturalmente e preenchem a forma. Na foto fica bem claro o processo todo, olhe lá.

Leve o bolo ao forno por cerca de 45 minutos. Retire do forno, deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Misture todos os ingredientes do glacê e derrame delicadamente sobre o bolo.

 

 

 

  1. Lila Ferraz

    Muito boa idéia! O Red Velvet é um bolo muito famoso nos EUA pelo sabor e pela sua cor singular! Agora vai ficar mais vibrante com essa nova textura do marmorizado que a Sam inventou. Parabéns pela idéia muito original!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: