Xícara de Chá

GRANOLA DE QUINOA, COCO E DAMASCO (SEM AÇÚCAR)

Granola com quinua 20 Granola com quinua 11 Granola com quinua 17 Granola com quinua 12 Granola com quinua 15

Sabe quando você gasta um fortuna na granola do supermercado, chega em casa e tem que ficar procurando uma colherada com as frutas secas porque parece que só vieram 8 pedacinhos no pacote inteiro? Eu já vivi o seu problema. Agora eu faço a minha própria granola em casa e recomendo muito que você faça sua própria granola também.

Fazer granola em casa tem várias vantagens em relação à granola pronta do supermercado: é mais barato; é super fácil de fazer; é possível controlar os ingredientes que vão dentro da sua receita, adaptando para as suas preferências.

Na receita de hoje eu resolvi colocar um ingrediente diferente que normalmente a gente não vê em granolas, a quinoa. A quinoa deixa a granola mais crocante, mais nutritiva e ainda dá um sabor delicioso. Para completar, adicionei amêndoas, damasco seco e coco ralado (coco é um dos meus sabores preferidos da granola). Optei também por deixar a granola sem açúcar, adoçando com agave e mel, porque eu gosto de me sentir light às vezes.

Granola com quinua 2 Granola com quinua 3 Granola com quinua 4 Granola com quinua 5 Granola com quinua 6 Granola com quinua 8 Granola com quinua 9 Granola com quinua 14 Granola com quinua 18 Granola com quinua 21

INGREDIENTES

  • 3 xícaras de chá de aveia em flocos grossos
  • 3/4 de xícara de chá de quinoa
  • 2 colheres de sopa de chia
  • 1 xícara de coco seco (eu usei uma mistura de coco em flocos e coco ralado)
  • 1 xícara de damasco seco
  • 1 xícara de amêndoas cruas
  • 1/3 de xícara de azeite
  • 1/3 de xícara de chá de mel
  • 1/4 de xícara de agave (pode substituir por açúcar mascavo, se não encontrar agave)

MODO DE PREPARO

Separe todos os ingredientes, pré-aqueça o forno a 160 graus e forre um forma grande com papel alumínio.

Corte as amêndoas e os damascos em pedaços pequenos. Nós vamos assar a granola e, se você colocar o coco e o damasco eles irão queimar no forno, então deixe o coco e o damasco reservado.

Em um bowl, misture o azeite, o mel e o agave. Reserve.

Em outro bowl grande misture a aveia, a quinoa, a chia e as amêndoas picadas. Coloque a mistura de líquidos por cima dessa farofa e mexa com uma colher para distribuir e cobrir todos os secos.

Coloque a granola na forma e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos. A cada 15 minutos, retire a forma do forno e mexa com uma colher, para assar por igual. Quando a granola estiver quase pronta, coloque o coco por cima e volte ao forno por mais 3 a 5 minutos (nessa hora, fique de olho para o coco não queimar).

Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de colocar em potes de vidro fechado. (Se você fechar com a granola morna ela vai criar vapor dentro do pote e ficar murcha)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: