Xícara de Chá

CINNAMON ROLL SUECO

Cinnamon Roll Sueco 19 Cinnamon Roll Sueco 18 Cinnamon Roll Sueco 16

Apesar da maioria das pessoas achar que o cinnamon roll é um doce americano, o país que é mais conhecido pelo seu cinnamon roll na verdade é a Suécia. O kanelbulle é quase uma instituição sueca. Os suecos são apaixonados por esse pãozinho doce e, na minha opinião, chegaram à versão ideal: linda, delicada e não muito doce.

Ao contrário dos cinnamon rolls americanos, os suecos não são cobertos por glacê e o seu sabor único vem das especiarias presentes na massa e no recheio. (Vocês nem imaginam o perfume que a combinação de cardamomo e canela deixa na casa. Impressionante!)

Outra característica particular desse cinnamon roll é o formato dele. A técnica de molde desse cinnamon roll sueco deixa um efeito lindo onde se pode perceber inúmeras camadas de massa leve intercaladas com recheio de canela. Impossível resistir.

Cinnamon Roll Sueco 1 Cinnamon Roll Sueco 2 Cinnamon Roll Sueco 3 Cinnamon Roll Sueco 4 Cinnamon Roll Sueco 5 Cinnamon Roll Sueco 6 Cinnamon Roll Sueco 7 Cinnamon Roll Sueco 8 Cinnamon Roll Sueco 9 Cinnamon Roll Sueco 11 Cinnamon Roll Sueco 13 Cinnamon Roll Sueco 15 Cinnamon Roll Sueco 20 Cinnamon Roll Sueco 21 Cinnamon Roll Sueco 17

INGREDIENTES

Massa

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 10g de fermento biológico
  • 2 xícara de leite integral
  • 100g de manteiga (em temperatura ambiente)
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de cardamomo
  • 1/2 colher de chá de sal

Recheio

  • 2/3 de xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de canela em pó
  • 150g de manteiga (em temperatura ambiente)

Cobertura

  • 1 ovo
  • açúcar cristal

MODO DE PREPARO

Comece preparando o cardamomo, voce pode já comprar o cardamomo em pó ou comprar as favas, como eu. Abra as favas do cardamomo, retire as sementes e, com um faca afiada ou um pilão, transforme em um pó grosso.

Em um bowl grande coloque a farinha, o açúcar, o fermento e o cardamomo. Misture bem. Adicione metade do leite, misture. Adicione a manteiga cortada em cubinhos e misture novamente. Transfira para uma superfície limpa (sem farinha!) e comece a sovar, adicionando o restante do leite aos poucos, até incorporar. Se você achar que a massa está muito dura, adicione água, mas não adicione mais farinha, você vai controlar a textura da massa com os líquidos. Por fim, adicione o sal e sove por mais 7 a 10 minutos. A massa vai ficar bem macia e maleável.

Transfira a massa para um bowl levemente untado com óleo e cubra com filme plástico (tem que ter espaço no bowl para a massa crescer). Deixe em um local em temperatura ambiente por cerca de 1 a 2 horas, até dobrar de volume.

Prepare o recheio misturando a manteiga, açúcar e a canela. Reserve.

Quando a massa tiver crescido, coloque em uma superfície levemente emfarinha e abra em um retângulo fino (cerca de 0,5cm de espessura). Espalhe o recheio por toda a massa, procurando não deixar nenhum espaço sem recheio.

Enrole o retângulo em um rocambole bem apertado. Corte o rocambole de massa formando trapézios como o na foto.

Transfira as fatias para a forma forrada com papel manteiga, colocando a parte mais larga da fatia para baixo e deixando a parte menor para cima. Com o dedo, aperte o centro do pão.

Cubra com um pano limpo e deixe crescer por mais 40 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200 graus.

Quando os pães já estiverem crescidos, pincele com um ovo batido e salpique açúcar cristal por cima.

Leve ao forno por cerca de 15 minutos, até ficar bem dourado.

    • Oi, Mariana, esse é o fermento biologico seco (aquele que fica em saquinhos na prateleira do supermercado). Se você quiser usar o fermenti biologico fresco (o da geladeira) aumente a quantidade para 30g. 😘

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: