Xícara de Chá

PÃO DE QUEIJO (PARA CONGELAR)

Pão de queijo 7 IMG_1178 (2) Pão de queijo 8 Pão de queijo 11

Achei que a receita de pão de queijo era ideal para postar agora no começo de ano. Nessa época de férias sempre tem muita gente em casa durante o dia e a praticidade de ter um lanche pronto que só precisa colocar no forno é essencial (mães entenderão).

De vez em quando eu posto algumas fotos no instagram (me segue lá!) fazendo pão de queijo para congelar e sempre me pedem a receita.

Como vocês sabem, eu estou morando fora do Brasil e nem sempre encontro pão de queijo congelado para vender por aqui. Meu marido e eu adoramos comer pão de queijo, então para suprir a falta do supermercado nós fazemos a nossa massa de pão de queijo em casa e deixamos pronta no congelador.

Cada receita rende mais ou menos uns 40 pães de queijo de tamanho médio. Ou seja, ela sai mais barato e é bem mais saudável que o pão de queijo congelado do supermercado (aquele que contém o aroma “idêntico ao natural” de queijo)

Obs. Essa receita é uma adaptação minha da receita da Carla Pernambuco que eu costumava fazer. A minha versão fica um pouco mais fácil de fazer e é mais saborosa porque leva mais queijo.

Obs 2. Nessa receita da foto eu usei uma mistura de outros queijos porque aqui não tem queijo minas curado, mas se eu pudesse usaria o queijo minas. Óbvio.

Pão de queijo 1 Pão de queijo 2 Pão de queijo 3 Pão de queijo 4 Pão de queijo 5 Pão de queijo 9

INGREDIENTES

  • 500g de polvilho azedo
  • 2 colheres de chá de sal
  • 100ml de água
  • 80ml de óleo
  • 180ml de leite integral
  • 2 ovos
  • 300g de queijo minas curado ralado

MODO DE PREPARO

Em um bowl misure o polvilho e o sal. Reserve.

Em uma panela coloque a água, o óleo e o leite. Assim que levantar fervura, derrame sobre o polvilho e vá mexendo com uma colher até ficar morno.

Adicione os ovos um de cada vez e continue mexendo com a colher. Quando conseguir tocar na massa, passe a mexer com a mão.

Incorpore o queijo ralado até ficar bem distribuído pela massa.

Prepare 2 formas forrando com papel alumínio. Faça as bolinhas com a massa (as minhas ficam um quase do tamanho de uma bola de ping pong) e coloque na assadeira. Não precisa deixar muito espaço entre as bolinhas porque elas vão para o congelador.

Leve as formas ao congelador por cerca de 4 horas, até a massa ficar completamente dura. Retire o pão de queijo congelado das formas e coloque em saquinhos ziplock. Volte ao congelador.

Quando for assar: pré-aqueça o forno a 200 graus (o forno demora mais ou menos 10 a 15 minutos para pré-aquecer). Quando o forno já estiver quente, retire o número desejado de pães de queijo do congelador e coloque sobre uma forma forrada com papel manteiga. Leve ao forno por 20 minutos. (O pão de queijo entra no forno congelado mesmo.)

    • Olá, vc pode substituir pelo o polvilho pelo doce, se preferir. Quanto aos queijos, eu realmente acho que o meia-cura é o ideal. Essa quantidade de parmesão ficaria muito forte e eu não recomendo. Eu nunca testei fazer com muçarela ralada, eu imagino que dê diferença do pão de queijo normal, mas pode ser que fique gostoso. Se você testar com muçarela me conta como ficou?
      Beijos.

  1. Samara

    Olá Samantha, sou mãe da Ariane e tive o privilégio de provar o pão de queijo feito pela Ari maravilhoso!!!
    Aliás sou fã do Xícara de Chá e todas as receitas que fiz são ótimas!
    Um abraço

    Samara

  2. Augusto Dias

    para fazer um pão de queijo do tamanho de um pão de sanduíche, que tamanho tinha que ficar as bolinhas?
    Eles congelados, colocando no forno crescem?
    Obrigado pela atenção

    • Olá, Ronaldo. Eu nunca testei essa receita por manteiga, mas como você estará substituindo uma gordura por outra, não imagino que haverá muito problema. Se você testar com manteiga me conta? Beijos.

  3. Claudio Iurk

    Olá Samantha, tudo bem?
    Sabe me dizer se existe alguma receita de pão de queijo com outro ingrediente no lucar do Polvilho?
    Estou no Mexico e não consigo encontrar o polvilho aqui.

    Desde ja agradeço!

    Tenha uma ótima tarde!

    • Oi, Claudio. Substituição de polvilho não existe, pq ele é o ingrediente principal de qualquer pão de queijo.
      Você pode ver se encontra polvilho aí no México com outro nome, como “amido de mandioca” ou até “tapioca em pó”.
      Espero que você encontre!
      Beijos.

  4. Oi Samantha, gostei muito desta sua receita, pão de queijo não pode faltar no cafézinho aqui em casa, citando um comentário anterior, também tenho um pouco de dificuldade em achar o bom queijo minas meia cura aqui em Recife, utilizo 1/2 muzzarela (150gr) e 1/2 de um bom parmezão (150gr), outra adaptação interessante é substituir o leite por iogurte ou coalhada. Que queijos você utilizou? Grato e parabés pela receita e as fotografias que estão ótimas!

    • Helena, essa receita rende em média 40 pães de queijo de tamanho médio.
      Eu normalmente uso queijo meia-cura, mas se você quiser usar parte meia-cura parte parmesão acho que ficaria legal. Me avisa depois se você gostou. 😊

  5. Jaína

    Oi Samantha, tb moro nos EUA e tenho o mesmo problema. Qual queijo vc usa? Pelo foto pareceu uma mistura de cheddar c swiss, é isso? E o polvilho, vc compra o “original” ou tapioca starch?
    Muito obrigada!

    • Jaína, nos EUA eu fazia com queijo ralado Mexican Blend e usava tapioca starch do Bob’s Mills. Cheddar eu tb acho que ficaria bem gostoso e ainda tem a vantagem de deixar o pão de queijo mais amarelinho. 😊

  6. Juliana Zanoni

    Ola Samantha, tudo bem ?

    Eu conseguiria assar em microondas? Tenho uma sorveteria e na parte da manhã ela fica fechada, então colocarei o bom e velho cafezinho acompanhado com pão de queijo, para então abrir de manhã. Por isso gostaria de poder utilizar o microondas ou então assar e congelar e depois somente aquecer no microondas, o que acha? Ficaria como os petit gateau, eles já são prontos, somente aqueço no microondas por 45 segundos.

  7. adriana roxo

    Olá Samantha,
    eu posso misturar os polvilhos?
    Eu gosto muito do azedo, mas acho que o pão fica muito seco e o polvilho doce dá um pouco de maciez.

  8. Mayra

    Acabei de fazer a receita… a massa ficou super bonita… está no freezer…. mas tive q acrescentar mais um ovo… pois a massa ficou muito seca… amanhã vou assar e ver como ficou…. depois volto para falar se deu certo…

  9. Mayra

    Hoje assei o pão de queijo… maravilhoso… parabéns pela receita…. fiz tamanho lanche… ficou divino…no meu forno levou 1 hr para assar… mas seria o previsto devido o tamanho…

  10. Celio Chaves

    SAMANTHA, BOM DIA, USEI SUA RECEITA CONFORME OS INGREDIENTE POSTADO, FOI MINHA PRIIMEIRA EMPREITADA COMO COZINHEIRO, NO FINAL FICOU COM A COLORAÇÃO BOA, MAS O GOSTO NÃO , ACHEI UM POUCO SALGADO E ÓLEOSO, UNICA DIFERENÇA É QUE USEI OVOS CAIPIRA.

  11. Foi muito facil de fazer e delicioso como eu nao axei o queijo q ta na receita eu coloquei muzarela mesmo,assei no forno eletrico, creceu bastante e todas as minhas amiga aprovou e adorou.obrigada a essa pessoa maravilhosa q postou essa receita.

  12. Giulianno

    Samantha fez a massa ficou chiclete dificil de enrolar pregando na mão, o que eu faço para a massa não ficar chiclete e ter uma consistência mais firme. obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: