Xícara de Chá

NOUGAT

Nougat 15 Nougat 13

Nougat 14

Você já ouviu falar em nougat? Ele é um primo francês do torrone e, como bom francês, ele é chique. Mais leve que o torrone, o nougat é macio e pode levar uma variedade de nozes e frutas secas (eu fiz com uma combinação de pistache, cranberry e amêndoas).

Nougat é muito popular na Europa nessa época do ano e é um doce que a minha família adora. Normalmente as pessoas não pensam em fazer doces assim tão diferentes em casa, mas vocês sabem que eu sou sempre a favor de testar coisas novas. Os ingredientes são todos fáceis de achar e não leva muito tempo para preparar, então encara a novidade e corre pra cozinha porque você nem precisa ligar o forno.

Nougat 1 Nougat 2 Nougat 6 Nougat 3 Nougat 5 Nougat 7 IMG_1064 (2) Nougat 10 Nougat 9 Nougat 11

INGREDIENTES

  • 3 claras de ovo
  • 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 3 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de mel
  • 1 xícara de pistache sem casca
  • 1 xícara de cranberry seca
  • 1 xícara de amêndoas inteiras com casca
  • manteiga e açúcar de confeiteiro para untar

MODO DE PREPARO

Comece limpando e secando bem o batedor e o bowl da sua batedeira. Coloque as claras no bowl bem limpo. Reserve. O bowl precisa estar limpo e sem resquício de gordura e as claras vão ficar descansando no bowl enquanto você prepara as outras coisas para ficarem em temperatura ambiente. Esses são detalhes importantes que vão fazer com o que o seu nougat fique perfeito. Nada no modo de preparo é por acaso.

Forre uma forma com papel manteiga. Unte o papel manteiga e polvilhe generosamente todos os lados com açúcar de confeiteiro. Reserve.

Em uma panela grande coloque o mel e o açúcar. Ligue o fogo médio e cozinhe, mexendo de vez em quando, até atingir 155 graus. (Se você não tiver termômetro de cozinha em casa, você pode testar pingando um pouco da calda em um copo com água fria, a calda deve formar uns fios duros que quebram fácil com a mão. ATENÇÃO: pelamordedeus não vai colocar a mão direto na calda ou na colher. Cuidado. Se você for fazer o teste do copo, deixe os fios esfriarem na água um pouco antes de pegar com a mão.)

Enquanto a calda está cozinhando, bata as claras até espumarem, adicione o açúcar de confeiteiro e bata até ficar em picos leves.

Enquanto as claras batem na batedeira, derrame com cuidado e aos poucos a calda quente sobre as claras (essa etapa acontece com a batedeira em movimento, depois de derramar a calda não raspe o fundo da panela). Nesse momento as claras vão começar a espumar MUITO, mas depois de alguns segundos elas voltam ao volume normal.

Continue batendo por cerca de 4 minutos, até ter formado um creme espumoso que gruda no batedor quando levantado (como na foto)

Retire o bowl da batedeira, adicione as amêndoas, pistaches e cranberrys e mexa com uma espátula para incorporar. Coloque o nougat na forma preparada e, com as mãos aperte para deixar a superfície lisa.

Deixe o nougat esfriando por algumas horas. Corte com uma faca afiada em cubinhos. Para facilitar, você pode ir limpando a faca com água quente – e secando bem – entre os cortes.

Guarde em potes fechados.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: