Xícara de Chá

GUIRLANDA DE PÃO E CAMEMBERT ASSADO

Guirlanda de pão 9 Guirlanda de pão 11 Guirlanda de pão 18 Guirlanda de pão 12

Na minha família os pratos do Natal são distribuídos entre os participantes. Uma pessoa fica encarregada do peru (sempre é a minha tia, porque ela faz O MELHOR peru), outra dos acompanhamentos, outra dos aperitivos, sobremesas e assim por diante. Para gente é um jeito fácil de não sobrecarregar quem vai receber para a ceia e a família sai ganhando porque sempre tem alguma receita nova para provar.

Essa receita eu fiz pensando na pessoa que vai ficar encarregada dos aperitivos. Porque imagina só todo mundo achando que você vai chegar lá com uma tábua de isopor de frios comprados no mercado e você aparece com essa delícia de pãezinhos quentes e camembert derretido. Não é uma competição, mas se fosse, você ganharia o Natal. De goleada. (Nem precisa contar pra ninguém que é muito mais fácil do que parece.)

Vale lembrar que mesmo fora do período de ceias de Natal, Ano Novo e reuniões de fim de ano, essa guirlanda de pão e camembert fica linda em qualquer mesa de aperitivos.

Dica: Na receita tem instruções de como fazer no dia anterior e conservar para só precisar colocar para assar na hora da ceia. Fica ligada.

Guirlanda de pão 1 Guirlanda de pão 2 Guirlanda de pão 3 Guirlanda de pão 4 Guirlanda de pão 5 Guirlanda de pão 7 Guirlanda de pão 10 Guirlanda de pão 16

INGREDIENTES

  • 1 queijo camembert (ele precisa vir dentro dessa embalagem de madeira)
  • 2 xícaras de farinha
  • 1/2 pacote de fermento biológico instantâneo (5g)
  • 3/4 de colher de chá de açúcar
  • 1 xícara de leite integral
  • 2 1/2 colheres de sopa de manteiga (em temperatura ambiente)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 ovo (para pincelar)

MODO DE PREPARO

Separe o queijo (que vai estar embrulhado em um papel) da caixinha de madeira. Coloque o queijo na geladeira.

Em um bowl, coloque a farinha, fermento biológico e o açúcar. Misture. Adicione metade do leite e misture com uma colher.

Transfira para uma superfície levemente enfarinhada. Adicione a manteiga e comece a sovar com as mãos. Aos poucos, adicione o restante do leite, até dar o ponto de uma massa bem macia, mas que não grude nas mãos (nem sempre você vai precisar usar a xícara toda de leite, eu usei quase tudo). Salpique o sal sobre a massa e sove por mais alguns minutos.

Ao todo deve dar uns 7 minutos de sova, se você quiser também pode fazer na KitchenAid com o gancho)

Transfira a massa para um bowl levemente untado com óleo que tenha espaço para crescer. Cubra com filme plástico e deixe crescendo entre 1 e 2h, até dobrar de volume.

Enquanto isso, prepare a forma que você vai usar forrando com papel manteiga e colocando a metade de baixo da embalagem de madeira no centro (confira se a sua embalagem não tem nenhuma etiqueta que vai derreter/queimar no forno, é para ser só a parte de madeira mesmo).

Quando a massa tiver crescido, retire do bowl e coloque sobre uma superfície levemente enfarinhada. Aperte a massa para retirar o gás. Corte a massa em porções iguais (eu cortei a minha em 20). Boleie cada uma das porções, deixando a parte bonita para cima e qualquer emenda para baixo.

Arranje as bolinhas de massa em circulo ao redor da caixinha de madeira na forma preparada. Lembre de deixar espaço entre elas porque irão crescer.

Se você estiver preparando para servir no dia seguinte, agora é a hora que você vai parar. Cubra a forma toda montada com filme plástico e leve a geladeira. No dia seguinte, retire da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 1 hora antes de colocar no forno.

Deixe a massa crescer novamente por cerca de 30 minutos, enquanto isso, ligue o forno a 180 graus para pré-aquecer.

Retire o camembert da geladeira. Desembrulhe e, com uma faca afiada, corte a tampa do queijo. Coloque o queijo dentro da caixa de madeira. Pincele o ovo batido sobre os pães.

Leve ao forno por 17 minutos, até os pães ficarem dourados.

Retire do forno. Se quiser, decore o queijo com tomilho seco.

Transfira da forma para uma tábua e sirva em seguida para as pessoas passarem o queijo derretido sobre o pão.

 

  1. Bruna

    Sá, a minha mãe agradeceu o elogio; disse que é bondade sua. Ela também disse que, se você quiser vir pra cá, um peru especial de natal te espera, com aqueles “sapatinhos” e tudo…rsrs

    Ps: adoramos essa sua ideia de guirlanda de pão e camembert assado. Além de ser uma receita linda, também parece deliciosa. Com certeza é mais uma das suas delícias que vamos começar a fazer por aqui. Beijo grande!!

    • S

      Oi, Bru! Realmente o peru da sua mãe é imbatível. (Assim como tudo que ela e vc fazem ai, né?) Esse Natal vou ter que ficar longe saboreando só na memória, mas queria estar ai para poder celebrar com todos. Beijos grandes para vocês!

      • Bruna

        Obrigada, Sá; você é a nossa chef inspiradora. Falando nisso, nessa segunda-feira, experimentamos mais uma de suas delícias: torta de tomates e burrata. Sucesso total; aprovadíssimo. Parabéns!!! Ok, esse natal saborearemos na memória, mas, assim que der, nos veremos e daremos o seu abraço natalino 😉 Fica com DEUS, Sá. Beijão!!

  2. Pingback: CEIA DE NATAL – APERITIVOS | Xícara de Chá

  3. Pingback: AMÊNDOAS TEMPERADAS | Xícara de Chá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: