Xícara de Chá

BISCOITOS NATALINOS – GINGERBREAD COOKIES

Biscoitos Natalinos 15 Biscoitos Natalinos 13 Biscoitos Natalinos 16

Já faz alguns anos que eu faço esses biscoitinhos de gingerbread no Natal. E todo Natal eles são esperados com ansiedade pelas crianças e adultos da família.

Além de lindos e deliciosos, esses biscoitos são versáteis: podem ser presentes de Natal carinhosos dentro de uma lata; podem ser embrulhados individualmente em pacotinhos de celofane e pendurados na árvore com uma fita; podem ser uma tarde divertida decorando com as crianças da família.

Se você quer criar uma tradição nova na sua casa, hoje é o dia. Eu te ensino a fazer desde os biscoitos perfeitos (que não deformam depois de assar) até o glacê real para decorar. Tudo muito mais fácil do que parece.

Obs. O melaço no mercado fica perto do mel e do Karo, não costuma ser muito difícil de encontrar, é só um produto que não prestamos muita atenção. Se você não encontrar, pode substituir por mel, mas vai alterar a cor e o sabor do seu biscoito.

Biscoitos natalinos 1 Biscoitos natalinos 2 Biscoitos natalinos 3 Biscoitos natalinos 4 Biscoitos natalinos 5 Biscoitos natalinos 6 Biscoitos Natalinos 12

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de farinha
  • 2 colheres de chá de gengibre em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de noz moscada
  • 1/4 de colher de chá de cravo em pó
  • 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 100g de manteiga (em temperatura ambiente)
  • 1/3 de xícara de açúcar mascavo
  • 1/3 de xícara de melaço
  • 1 ovo

Decorar:

  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 1 clara de ovo
  • suco de limão
  • corantes em gel (nas cores que desejar)

MODO DE PREPARO

Em um bowl mistura a farinha, bicarbonato, sal e as especiarias. Reserve.

Na batedeira bata a manteiga, açúcar mascavo e o melaço até virar um creme fofo. Adicione o ovo e bata mais um pouco. Acrescente toda a mistura de farinha e bata o mínimo possível, somente até incorporar.

Transfira toda a massa para uma bancada. Forme um disco com a massa, embrulhe em papel filme e leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Enquanto o disco está na geladeira, prepare as formas forrando com papel manteiga.

Retire o disco da geladeira e coloque sobre uma superfície enfarinhada. Com um rolo abra a massa até mais ou menos 0,5 cm de espessura. Use os cortadores de biscoito para cortar a massa e coloque os biscoitos cortados sobre as formas forradas com papel manteiga. Deixe um espaço de alguns centímetros entre os biscoitos.

Repita o processo até acabar a massa.

Leve as formas com os biscoitos à geladeira por cerca de 1h ou ao freezer por 30min. Essa etapa serve para garantir que os seus biscoitos vão ficar no formato correto quando assados, sem deformar.

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Quando o forno estiver quente e os biscoitos já BEM gelados, coloque as formas diretamente do freezer/geladeira no forno.

Asse por cerca de 10 minutos, até ficar dourado embaixo.

Deixe os biscoitos esfriarem completamente para decorar.

Prepare o glacê para decorar. Com um fouet ou m garfo bata a clara até ficar levemente espumosa. Peneire o açúcar e adicione o à clara. Misture bem. Aos poucos, acrescente o suco de limão até ficar na consistência de um brigadeiro de panela.

Divida o glacê e tinja com as cores que preferir. (Eu usei verde e vermelho porque achei que combinavam com o clima de Natal.)

Coloque o glacê em sacos de confeiteiro ou sacos ziplock e feche com um elástico. Com um tesoura afiada corte um pontinha bem pequena do saco plástico. Teste o tamanho do corte, você sempre pode aumentar, mas não pode diminuir.

Se você quiser fazer para crianças, esse é o estágio ideal para elas ajudarem. É só decorar.

Decore os biscoitos como preferir. Deixe o glacê endurecer completamente antes de guardar em potes fechados.

 

 

 

Um Comentário

  1. Pingback: BISCOITOS PARA PRESENTEAR | Xícara de Chá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: