Xícara de Chá

SALADA DE BATATAS ALEMÃ

IMG_0302 (3) IMG_0311 (2) IMG_0305 (2) IMG_0314 (2)

Essa não é a salada de batatas da sua vó (a não ser que a sua avó seja alemã, nesse caso, vá direto para a receita abaixo). A principal diferença dessa salada de batatas e daquela tradicional que a gente conhece é que essa não leva maionese – nem creme de leite, nem iogurte, nem cream cheese. Ela é uma salada apenas de batatas, um pouquinho de bacon crocante e temperos. Dessa maneira, quem brilha na salada é a própria batata.

Outra diferença é que você pode servir essa salada quente, morna, temperatura ambiente ou gelada. Eu servi em temperatura ambiente para acompanhar um frango de padaria (adoro essa combinação em dias de preguiça), mas ela também combina com carnes ou peixe assado e, evidentemente, com churrasco.

Na receita tem o meu truque para um bacon crocante e sequinho. Fica ligada!

IMG_0281 (2) IMG_0283 (2) IMG_0287 (2) IMG_0294 (2) IMG_0295 (2) IMG_0309 (3) IMG_0307 (2)

INGREDIENTES

  • 500g de batatas
  • 2 fatias de bacon picadas
  • 1/2 cebola
  • 3 colheres de sopa de vinagre
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon
  • sal
  • pimenta do reino
  • 3 colheres de sopa de cebolinha picada

MODO DE PREPARO

Comece lavando bem as batatas com uma escovinha porque a gente não vai descascar. Eu usei essas mini batatas de várias cores porque encontrei no mercado e achei bonito. Mas a receita funciona bem com outros tipos de batata. Se você estiver na dúvida, eu gosto muito da Yukon.

Corte as batatas em 2 ou 4 pedaços, dependendo do tamanho da batata. Coloque as batatas na panela, cubra com água e coloque sal. Leve ao fogo e cozinhe até as batatas estarem macias. (Teste com um garfo.)

Corte o bacon em tirinhas, a cebola em cubos pequenos e fatie a cebolinha.

Enquanto as batatas cozinham, prepare o molho. Coloque o bacon em uma frigideira antiaderente. Leve a frigideira ao fogo baixo, mexendo de vez em quando. Em fogo baixo o bacon tem tempo de soltar toda a gordura e ficar bem sequinho e crocante. Quando o estiver no ponto desejado, retire somente o bacon e coloque sobre papel toalha para escorrer. Na frigideira com a gordura do bacon coloque a cebola para dourar. Quando a cebola estiver dourada adicione vinagre, azeite, mostarda, açúcar, sal e pimenta do reino. Prove para corrigir os temperos se necessário.

Escorra as batatas cozidas e adicione ao molho na frigideira. Mexa até incorporar o molho e desligue o fogo. Finalize acrescentando o bacon crocante e a cebolinha.

 

Um Comentário

  1. Lila Ferraz

    Realmente essa é uma salada com muito estilo e energia! Pois, ela traz muitas culturas em si, assim como foi preparada pela Sam de maneira rápida, funcional e sem maionese! A batata é originária do Peru e eles possuem mais de 78 espécies, muito parecidas com as que a Samantha está usando nesta receita, de diferentes tonalidades e propriedades. Até quem está de regime deveria experimentar e ver que vai se energizar sem engordar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: