Xícara de Chá

ABÓBORA SPAGHETTI

IMG_4142 (2) IMG_4145 (2)

Você já ouviu falar da abóbora spaghetti? Essa variedade é de abóbora parece um melão mais ovalado, com uma casca mais fina a amarela ela. Ela conhecida como abóbora spaghetti porque, depois de cozida, a abóbora pode ser desfiada e fica com a aparência muito semelhante a fios de spaghetti bem fininhos.

Eu gosto muito de usar vegetais para substituir uma massa e fazer uma refeição mais leve. Aproveitei que encontrei essa abóbora esses dias no mercado para fazer essa receita leve. Eu queria aproveitar o sabor natural da abóbora, por isso escolhi um molho bem neutro, mas a mesma técnica de cozimento da abóbora pode ser usada e combinada com outros molhos (imagina só essa abóbora com molho bolognesa!).

(Se você não encontrar essa abóbora no mercado mas gostar da idéia de “macarrão feito de vegetais” eu tenho uma receita de macarrão de abobrinha que é uma delícia! Entra aqui para ver.)

IMG_4116 (2) IMG_4121 (2) IMG_4123 (2) IMG_4132 (2) IMG_4134 (2) IMG_4138 (2) IMG_4141 (2) IMG_4146 (2)

INGREDIENTES

  • 1 abóbora spaghetti
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • sal
  • pimenta do reino
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 xícara de salsinha picada
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Prepare uma forma forrando com papel manteiga ou papel alumínio.

Higienize a abóbora e corte ao meio, no sentido do comprimento. Abra a abóbora, retire as sementes, tempere com sal, pimenta e 2 colheres de azeite.

Coloque as metades de abóbora na forma, com o corte voltado para baixo, como mostra a foto acima. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, até ficar bem cozida e fácil de furar com um garfo.

Enquanto a abóbora cozinha, pique bem o alho e a salsinha. Reserve.

Assim que a abóbora sair do forno, desfie todo o interior dela com o auxílio de 2 garfos. (É bem fácil de fazer, só colocar o garfo na abóbora e puxar.)

Em uma frigideira grande, coloque 1 colher de azeite, 2 colheres de manteiga e o alho picado. Ligue o fogo mexa até a manteiga derreter e você sentir o cheiro do alho.

Coloque o spaghetti de abóbora na frigideira, a salsinha e metade do queijo ralado. Misture com cuidado para distribuir todos os ingredientes de forma uniforme (essa processo não demora muito tempo, apenas alguns minutos).

Sirva imediatamente com o restando do queijo ralado por cima.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: