Xícara de Chá

ARROZ COM ABÓBORA

IMG_4280 (2) IMG_4282 (2)

IMG_4277 (2)

Um acompanhamento tão bonito que pode virar um prato principal vegetariano.

Eu sei que vocês já devem ter percebido que eu adoro essas misturas de grãos e vegetais. Para mim é uma maneira simples de trazer sabores e texturas diferentes para as refeições dos dias de semana. Fala que não fica muito mais bonito e apetitoso que aquele arroz pálido que você serviu hoje no almoço? Para quem tem crianças em casa também é uma maneira fácil de introduzir alimentos diferentes ao repertório infantil.

Esse arroz pode ser servido quente, em temperatura ambiente ou gelado, dependendo da preferência da sua casa ou do clima do dia. Uma salada dessa de arroz no calor fica uma delícia!

É uma receita ótima para usar aquele arroz de ontem que está morando na sua geladeira. Se você comprar a abóbora já limpa e cortada no mercado, pode substituir as sementes de abóbora por aquelas já prontas e tostadas (são uma delícia para acompanhar uma cerveja gelada!) ou pode tostar umas lâminas de amêndoas.

IMG_4250 (2) IMG_4253 (2) IMG_4256 (2) IMG_4257 (2) IMG_4263 (2) IMG_4265 (2) IMG_4267 (2) IMG_4268 (2) IMG_4272 (2)

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de abóbora limpa picada em cubos médios
  • 2 xícaras de arroz 7 grãos cozido
  • 1/2 xícara de semente de abóbora fresca (ou semente de abóbora tostada ou amêndoas em lâminas)
  • 1/2 xícara de chá de salsinha
  • sal
  • pimenta do reino
  • pimenta caiena em pó
  • azeite

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 180 graus e forre uma assadeira como papel alumínio.

Descasque, limpe e corte a abóbora em cubos médios, lembre de guardar as sementes que iremos tostar daqui a pouco. (Para quem for usar a abóbora já limpa do supermercado, leia o último parágrafo do texto acima da receita.)

Coloque os cubos de abóbora na forma e tempere com sal, pimenta do reino, pimenta caiena em pó e azeite. Misture para distribuir o tempero e leve ao forno por cerca de 35 minutos, até ficar bem dourado e macio, mexendo de vez em quando para assar por igual.

Enquanto as abóboras estão assando, pique a salsinha e reserve. Se estiver usando as sementes de abóbora frescas como eu, separe as sementes da polpa, lave e seque. Tempere com sal, pimenta do reino e azeite. Coloque em uma forma e leve ao forno por cerca de 10 minutos (pode colocar no forno junto com a abóbora, mas só se mantenha atento ao tempo).

Quando a abóbora estiver pronta,  misture em um bowl o arroz 7 grãos cozido, a abóbora, as sementes de abóbora (ou a amêndoa em lâminas) e a salsinha. Prove e, se necessário, corrija o sal e a pimenta do reino.

Sirva quente ou frio, como preferir.

Um Comentário

  1. Pingback: CEIA DE NATAL – ACOMPANHAMENTOS | Xícara de Chá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: