Xícara de Chá

MACARONS DE MORANGO

IMG_4283 (2) IMG_4289 (2) IMG_4291 (2)

Hoje o dia é inteirinho cor de rosa aqui no XdC. Nesse outubro rosa, eu ofereço esses deliciosos macarons de morango como uma singela homenagem àquelas que estão lutando e são sobreviventes do câncer de mama. Cada um contribui com a sua especialidade e a minha parte eu escolho fazer adoçando a vida das mulheres, mães e filhas, que eu tenho a sorte de ter na minha vida. (Beijos para todas vocês!)

Você já se imaginou fazendo macarons lindos desse jeito em casa? Eu já errei muito antes de acertar e agora te ensino todos os segredos desse doce francês temperamental delicado nesse post, então leia todos as observações com atenção e vem comigo conseguir fazer um macaron perfeito.

OBS. Um dos meus objetivos aqui no site é sempre oferecer receitas em medidas fáceis de fazer em casa, no entanto, essa receita será uma exceção. Como já mencionei acima, macaron é temperamental e só aceita medidas exatas. Para quem não tiver balança digital de cozinha em casa, nessas lojas de “objetos baratos importados da China” costuma vender e custa em torno de 20 reais.

OBS. 2 Outra coisa, a umidade é inimiga do macaron. Se estiver chovendo, chuviscando, nevando no dia que você pretende fazer o macaron, deixa para outro dia. Quando eu faço macarons trabalho sempre com portas e janelas fechadas (principalmente se uma das portas da sua cozinha der para a área de serviço, lugar onde sempre tem muita umidade).

OBS 3. Se você quer fazer macarons para algum evento especial e não tem como saber se vai estar chovendo ou não, faça num dia que estiver seco e congele até o seu evento. Todas as grandes confeitarias (tipo a Ladurée, Pierre Hermé) congelam seus macarons e descongelam no dia de servir/vender. Para descongelar é só deixar em temperatura ambiente por alguns minutos.

OBS 4. As claras precisam estar “velhas” para fazer os macarons. Você pode “envelhecer” suas claras separando as claras das gemas e deixando as claras em um potinho coberto fora da geladeira por cerca de 4 horas.

OBS 5. Se eu seu macarons não derem certo da primeira vez, tente de novo até descobrir o ponto certo da cozinha. (Eu gosto de ir anotando em detalhes o que eu faço para poder reproduzir exatamente igual). O segredo está nos detalhes.

Pronto, acho que é só isso. Prossiga para a receita abaixo e grita aí nos comentários quem tiver alguma dúvida.

IMG_4209 (2) IMG_4219 (2) IMG_4222 (2) IMG_4226 (2) IMG_4228 IMG_4232 (2) IMG_4233 (2) IMG_4235 (2) IMG_4236 (2) IMG_4240 (2) IMG_4243 (2) IMG_4248 (2)

INGREDIENTES

Massa:

  • 100g de farinha de amêndoas
  • 180g de açúcar impalpável (aquele que contém amido, confira a sua embalagem)
  • 100g de claras “envelhecidas” (leia a obs. 4 acima)
  • 35g de açúcar de confeiteiro (o que é só açúcar, sem nenhum traço de amido; confira a sua embalagem)
  • corante alimentício em gel ou em pó (NÃO pode ser o líquido)

Recheio: (eu usei um buttercream de morango, porque acho que ele confere sabor e textura ideais para um macaron. Você pode usar geléia, brigadeiro, ou swiss buttercream se preferir.)

  • 100g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres de sopa de geleia de morango

MODO DE PREPARO

Comece forrando 2 formas grandes com papel manteiga e preparando o um saco de confeiteiro com um bico redondo liso de cerca de 1cm de diâmetro. (Eu usei o bico Ateco 808)

Em um processador, coloque os 100g de farinha de amêndoa + 180g de açúcar impalpável. Pulse por alguns minutos até ficar bem fininho. Passe tudo por uma peneira fina e descarte o que não passar pela peneira. (Essa etapa é para você ficar com um macaron lisinho, sem aquela aparência áspera). Reserve.

Limpe o bowl da batedeira e o batedor para retirar qualquer resquício de gordura. Seque bem. Coloque os 100g de claras + 35g de açúcar de confeiteiro. Coloque o bowl em banho-maria e com um fouet, misture por cerca de 6 minutos, até você não sentir mais nenhum grão de açúcar no meio das claras. Lembrando que no banho-maria correto, o fundo do bowl não encosta na água e a água deve estar em fervura branda – simmer – e não em ebulição. É o vapor que aquece o fundo do bowl.

Retire a mistura de claras do banho-maria, adicione o corante até atingir a cor desejada e coloque na batedeira em velocidade média, até formar picos firmes. Isso significa que quando você levantar o batedor, ele forma uma ponta que não cai quando virada. (Veja a foto)

Assim que as claras estiverem no pondo correto, retire a batedeira. Adicione a mistura de farinha de amêndoas em 3 etapas, misturando com uma espátula. Mexa com cuidado para não perder todo o ar das claras. Ao fim de tudo incorporado, a massa estará lisa e, se levantada com a espátula cairá em um forma de uma fita grossa.

Coloque a massa no saco de confeiteiro preparado e, com o saco na vertical, faça círculos de cerca de 3cm nas formas forradas, deixando um espaço de cerca de 2cm entre cada macaron. Bata as formas na bancada várias vezes para retirar qualquer grande bolha de ar do macaron.

Agora é um passo muito importante: saia da cozinha e deixe seus macarons descansarem. Não pode lavar a louça para não gerar umidade na cozinha. (Sério.) Esse processo de descanso pode demorar entre 30 min até 1h, dependendo da sua cozinha. O importante é que o macarons fiquem com a superfície fosca e seca, que se você encostar o dedo ele não grude.

Enquanto o seu macaron descansa, você pode pré-aqueçer o forno a 160 graus. O seu forno demora mais tempo para chegar à temperatura correta que você imagina, então deixe seu for pré-aquecendo por uns 20 minutos, no mínimo.

Quando os macarons e o forno estiverem prontos, leve ao forno por cerca de 14 minutos, girando as formas no minuto 7. (Coloque um cronômetro no seu celular.)

Retire os macarons do forno e deixe esfriar a forma. Eles devem desgrudar o papel manteiga sem dificuldade.

Depois dos macarons completamente frios, separe em pares, procurando deixar juntos os de tamanhos parecidos.

Prepare o recheio batendo todos os ingredientes na batedeira. Coloque em um saco de confeiteiro.

Recheie e feche os macarons.

Guarde na geladeira ou no congelador até o momento de servir. (Os macarons tradicionalmente fica melhor no dia seguinte.)

 

 

 

 

 

 

 

  1. Mayara Brito

    Oi, amo cozinhar, já tentei fazer macarons e não deu muito certo, acho que foi por conta da farinha de amêndoas. Você comprou pronta, ou fez a farinha?
    Se fez, como fez? Só triturando as amêndoas depois de levá-las ao forno?

    Aguardo resposta,

    Mayara Brito

    • S

      Oi, Mayara. Vc tentou com essa receita? Eu comprei a minha farinha pronta e processei novamente com o açúcar, como descrevi na receita. Macaron é realmente uma produção mais trabalhosa, mas se você prestar atenção em todos os detalhes dá certo.
      Boa sorte! 😘

  2. sofia

    Olá, já fiz macarons várias vezes e o meu problema está mesmo em controlar o meu forno. A primeira fornada corre sempre bem mas a segunda nem por isso … tem alguma dica que me possa ajudar? Muito grata 🙂

      • sofia

        Olá Samantha, o que acontece na segunda fornada é que eles racham todos por cima, ficam tipo cookies… Não sei se será muita humidade no forno, ou temperatura elevada. Quando isto acontece eles nem chegam a criar o pézinho …
        Obrigada 🙂

      • sofia

        Eu preparo todas as fornadas ao mesmo tempo e deixo a repousar. Será que tem a ver colocar os macarons no tabuleiro ainda quente?

      • É difícil de conseguir dar um diagnóstico assim à distância (#médicademacarons), mas se vc tá colocando no tabuleiro quente pode ser, ou se os macarons não secaram direito ou ainda a temperatura do forno que desregulada ao abrir e fechar. Você tem aqueles termômetros de forno? Pode ser um bom investimento se o seu forno não tiver temperatura digital. Meu único consolo pra você é que se a sua primeira fornada dá certo, deve ser algo fácil de conseguir mudar pra tudo dar certo.

      • sofia

        Muito Obrigada Samantha! Já tenho termómetro de forno e vou tentar ajustar esses pontos para conseguir bons resultados. 🙂 Obrigado pelas dicas! Bjos

    • Edna

      Olá ja tentei fazer duas vezes e nao deu certo da primeira vez rachou em cima da segunda ficou pior ainda acho q é o mru forno q esquenta muito será q só consiguirei em um forno eletrico?

      • Se o seu forno não é elétrico veja se consegue comprar um termômetro de forno pra ter uma ideia melhor da temperatura que o forno tá (sabe como é, os fornos às vezes enganam a gente). Com a temperatura mais controlada fica mais fácil, mas lembra que macaron é difícil mesmo acertar de primeira.
        😉

  3. Márcia Pinto

    Bom dia! Parabéns pelo post.
    Uma dúvida: Asso os macarons em tapete de silicone. Vc tem assado sem problema em papel manteiga ?
    Ou é papel manteiga especial ? Siliconado ?
    Obrigada

  4. Bruna

    Olá, achei seu blog por acaso, será que pode me ajudar? Estou bastante decepcionada, queria muito fazer macarons para o aniversário da minha filha, já tentei umas 20 vezes e nunca deu certo, já gastei muito dinheiro, talvez ja tivesse dado para pagar a encomenda, que aqui na minha cidade custa 3,00 reais a unidade. N sei onde estou errando, já assisti vários vídeos, fiz varias receitas e varios tipos de farinha, ou racham, ou ficam cru por dentro, ou criam uma bolha de ar e quando saem do forno murcham. Ainda não segui essa sua receita, todas usei açucar refinado e açucar de confeiteiro, porém as outras pessoas conseguem e eu não ! ;(

    • Bruna, entendo a sua frustração. Eu também já errei muito receita de macaron e fiquei com raiva. Você já levou em consideração a umidade do seu ambiente? Pra mim faz bastante diferente.
      Espero que você encontre logo o macete da sua cozinha. Boa sorte! 😘😘

  5. Pingback: Depois Dos Quinze | Quatro receitas de sobremesas cor de rosa bem gostosas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: