Xícara de Chá

BOLACHA DE GOIABINHA

IMG_4001 (2) IMG_4006 (2)

IMG_4008 (2)

Há tantas receitas que possuem memória afetiva para mim que um dos motivos pelo qual eu gosto de dividir receitas aqui é que, com sorte, alguma receita vai ser especial para você, para sua família, e daqui muitos anos vocês vão lembrar com carinho de momentos divididos enquanto faziam e comiam uma coisa que aprenderam aqui. Muito ambicioso esse meu desejo? Não custa sonhar, né?

As bolachas de goiabinha sempre foram um momento especial de “mãe e filha” lá em casa (desculpa, irmão, você tem outras receitas para poder dividir conosco), desde quando eu era bem criança nós íamos juntas para a cozinha passar um sábado a tarde fazendo centenas dessas bolachas que a gente distribuía entre os amigos e a família e passava o resto da semana feliz comendo as que ficavam em casa.

Elas são tão simples e tão gostosas que não tem como não amar. Essa receita da foto ficou incrível e acabou antes da gente conseguir dar pros amigos, mas dentro de latas bonitas essas bolachas são um presente perfeito, porque feito em casa é sempre mais gentil.

IMG_3974 (2)

IMG_3978 (2) IMG_3992 (2) IMG_3996 (2) IMG_4009 (2)

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de chá de farinha
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 100g de manteiga (em temperatura ambiente)
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 ovo (em temperatura ambiente)
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1/2 xícara de goiabada

MODO DE PREPARO

Em um bowl misture a farinha, sal e o fermento. Reserve.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até virar um creme fofo. Adicione o ovo, leite e a baunilha. Bata novamente. Por fim, adicione a mistura de farinha de bata somente até incorporar, sem bater demais.

Retire a massa da batedeira, envolva em filme plástico e leve à geladeira por cerca de 20 minutos, para ficar mais fácil de abrir sem grudar.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180 graus, forre as formas com papel manteiga e prepare a superfície para abrir a massa.

Na superfície enfarinhada abra a massa com a ajuda de um rolo, até ficar com mais ou menos 0,5cm de espessura (pode ficar mais grosso tb, depende do seu gosto). Eu gosto de abrir a massa etapas, dividindo a massa 3 partes e abrindo e cortando uma de cada vez.

Com um cortador de biscoitos ou a boca de um copo, corte a massa aberta e coloque na forma preparada com o papel manteiga.

Se você estiver usando a goiabada de corte, corte em cubinho e coloque um cubinho no centro de cada biscoito. No meu caso, eu estava usando goiabada cremosa e coloquei uma pequena colherada.

Leve os biscoitos ao forno por cerca de 10 minutos, até ficarem levemente dourados embaixo.

Retire do forno e deixe esfriar ainda na forma. Só guarde em potes fechados depois de completamente frios, guardar biscoitos ainda quentes deixa os deixa murchos.

Um Comentário

  1. Yara de Abreu

    Prática receita das bolachinhas c/ a goiabinha. Rápida. Começamos a comer quente. Deliciosa. Deu p/ armazenar em vidro. Um capricho p/ servir ás visitas. Adorei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: