Xícara de Chá

TORTA DE ESPINAFRE E RICOTA (COM MASSA DE BATATA!)

IMG_3953 (2) IMG_3948 (2) IMG_3955 (2)

Estou admirando essa foto e pensando no quanto eu ainda queria ter um pedaço dessa torta em casa. Duas pessoas gulosas (meu marido e eu, claro) conseguiram acabar com toda essa torta e não sobrou nenhum pedacinho para contar a história.

Saindo do assunto fome e entrando no assunto beleza: essa massa feita de batatas não é a coisa mais legal que você viu nos último tempos?  É tão simples de fazer, dá um efeito lindo e ainda por cima é sem glúten.

Para o recheio eu escolhi o clássico espinafre e ricota que ficou ainda melhor com um toque especial de zest de limão siciliano. Leve e muito saboroso. Fica ótimo com uma salada ou para acompanhar uma carne assada. Vale a pena fazer.

IMG_3909 (2) IMG_3920 IMG_3924 (2) IMG_3915 (2) IMG_3926 IMG_3932 (2) IMG_3937 (2) IMG_3939 (2)  IMG_3957 (2) IMG_3959 (2)

INGREDIENTES

  • 2 batatas grandes
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 dente de alho
  • 2 maços de espinafre
  • 4 ovos
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 500g de ricota
  • 3/4 de xícara de queijo parmesão ralado
  • zest de 1 limão siciliano
  • sal
  • pimenta do reino

MODO DE PREPARO

Separe as folhas do espinafre, higienize bem e seque. Pique bem o dente de alho.

Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue o alho e o espinafre somente até murchar. Retire da frigideira, escorra o excesso de líquido e pique bem o espinafre.

Em um bowl misture os ovos, a ricota, o leite, o zest de limão, o espinafre picado e o queijo parmesão. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.

Descasque e corte as batatas em fatias finas. Aqueça uma frigideira e unte levemente com azeite. Coloque algumas fatias de batatas, deixando espaço entre elas, e aqueça dos dois lados, até a batata ficar translúcida mas antes de dourar. Faça esse passo aos poucos, em quantas levas forem necessárias (no meu caso foram 3). Essa etapa serve para deixar as fatias maleáveis e conseguir montar a torta sem dificuldade.

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Unte com azeite uma forma redonda de fundo removível. Forre todo o fundo e os lados com as fatias de batatas “semi-cozidas”, sobrepondo as batatas para não ficar nenhum espaço vazio. Coloque todo o recheio na massa de batatas. Com cuidado, abaixe as batatas do lado para envolverem o recheio.

Leve a torta ao forno por cerca de 50 minutos, até ficar dourada.

Sirva morna, fria ou em temperatura ambiente.

IMG_3947 (2)

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: