Sabe quando você come alguma coisa e se sente bem, uma versão melhor de você mesma? Eu acho que essa quinoa de café da manhã é exatamente isso. Um café da manhã nutritivo, que sustenta e não te deixa com a consciência pesada. Bom para a família inteira.
Além da qualidade “consciência limpa” essa receita virou preferida igualmente por ser super flexível, podendo ser “personalizada” ao gosto da sua família.
Eu servi quentinho, saído do fogão, mas, para os dias de semana que são mais corridos, você pode fazer um porção grande e deixar na geladeira, servir gelado acompanhado de iogurte ou esquentar no microondas. Os ingredientes também podem ser adaptados: ao invés de leite normal, use leite de amêndoas, de arroz ou outro tipo de leite vegetal; agave pode ser substituído por mel, açúcar ou açúcar mascavo. Ou seja, pegue essa receita, faça uma vez e adapte-a ao seu dia-a-dia, tenho certeza que vai ser uma dos seus cafés da manhã preferidos também.
INGREDIENTES
- 2 1/2 xícaras de chá de leite (eu usei o integral, pode ser o desnatado, semi ou então algum leite vegetal de sua preferência)
- 1 xícara de quinoa
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de sopa de agave (ou mel ou açúcar ou açúcar mascavo)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- frutas, frutas secas e nozes para cobertura
Em uma panela pequena coloque o leite, a a quinoa e o sal. Leve ao fogo alto até ferver. Diminua o fogo para fogo baixo e tampe a panela. Deixe cozinhando por cerca de 20 minutos, até a quinoa estar macia.
Retire a tampa da panela, adicione a baunilha e adoçe com o agave. Deixe cozinhado por mais 2 minutos. Nesse ponto, ainda haverá um pouco de leite junto com a quinoa, fica quase como um mingau.
Sirva quente ou frio em potinhos, sozinho ou acompanhado de frutas, frutas secas e nozes. Eu usei passas, amêndoas em lascas, morangos e blueberries. (Gostei especialmente das passas.)