Xícara de Chá

SEMIFREDDO DE LIMÃO SICILIANO

IMG_3705 IMG_3697 IMG_3704 IMG_3691 (2)

Só para avisar antecipadamente que eu estou usando o nome semifreddo para essa sobremesa com certa liberdade poética. O semifreddo é uma sobremesa que exige dedicação, requer o uso de muitas gemas e controle de temperatura, esse meu semifreddo é o irmão mais novo, mais descolado e mais preguiçoso da versão tradicional.

Para quem ainda não teve o prazer de ser apresentado ao semifreddo, ele é uma sobremesa gelada, entre mousse e sorvete. Para dias em que você vai receber pessoas e precisa dividir sua atenção entre o prato principal e seus convidados e não sobra muito tempo para pensar na sobremesa (eu te entendo!), o semifreddo é perfeito. Ele pode ser preparado com antecedência, dá só um pouquinho a mais de trabalho que abrir um pote de sorvete e fica infinitamente mais delicado e gentil de servir que um sorvete direto do pote. Quer mais? Leva só 3 ingredientes. Para fazer nesse fim de semana, hein?

IMG_3667 (2) IMG_3669 (2) IMG_3675 (2) IMG_3693 (2) IMG_3695

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • suco e raspas de 1 limão siciliano
  • 1 1/2 xícara de creme de leite fresco (bem gelado)

MODO DE PREPARO

Antes de começar, coloque o seu creme de leite no freezer enquanto prepara o restante.

Escolha uma forma ou um refratário que possa ir ao freezer, molhe levemente por dentro e forre o fundo e as laterais com filme plástico, deixando uma sobra nas laterais (como na foto). Essa é a parte mais difícil da receita. Tente deixar o filme plástico o mais liso possível, para quando você desenfomar e retirar o plástico não ficar muito marcado. Molhar a forma ajuda porque fica mais fácil do plástico grudar. Não estressa se o seu plástico não ficou certinho porque depois dá para consertar. Eu escolhi um refratário redondo, mas fica legal também em forma de bolo inglês.

Pronto. Agora deixa sua forma de lado.

Em um bowl, misture o leite condensado, o suco e as raspas do limão siciliano.

Retire agora o creme de leite do freezer e, na batedeira, bata até formar picos firmes. Fora da batedeira misture o creme batido com o leite condensado usando uma espátula.

Coloque na forma com o plástico, cubra o creme com a sobra de plástico das laterais e leve ao freezer por, pelo menos, 4 horas. Pode deixar de um dia para o outro.

Retire do freezer, use o plástico para ajuda a desenformar o semifreddo. Coloque no prato onde for servir e retire o plástico. Decore com frutas e/ou calda de frutas e sirva. Se não for servir o seu semifreddo imediatamente, volte ao freezer. Ele dever ser servido congelado.

Dica: Se o seu semifreddo estiver muito marcado do plástico e você quiser deixar a superfície mais lisa, mergulhe uma espátula ou uma faca sem serra na água quente, seque e use o metal aquecido para “alisar” o semifreddo.

 

 

 

 

 

  1. Pingback: Semifreddo de Limão Siciliano (versão fácil) – Receitas da Formiguinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: