Xícara de Chá

BOLO DE CHIA E BANANA SEM AÇÚCAR

IMG_3782 (2) IMG_3774 (2) IMG_3784 (2)

E quem diria que eu – a formiga em forma de pessoa – estaria aqui dando uma receita de bolo sem açúcar? Eu costumo suspeitar de bolos sem açúcar, mas esse bolo é adoçado com banana e agave, o que significa que ele não te deixa com aquele retrogosto amargo de adoçante.

A receita é do livro de receitas do Le Pain Quotidien e realmente me surpreendeu, eu nunca tinha feito nenhum bolo com chia na massa e adorei. Esse bolo é de fato tão gostoso que até quem não é fã de “comida natureba” vai gostar.

Eu servi em casa no café da manhã sozinho e a tarde montei um prato com algumas fatias de bolo, frutas e iogurte grego. Ficou uma delícia!

Obs. O agave você pode encontrar com o nome de “xarope de agave”, “extrato de agave” ou “calda de agave” em lojas de produtos naturais ou em bons supermercados.

Obs. 2 A quantidade de chia da receita está correta, é bastante mesmo. Não dá para colocar menos porque a chia absorve bastante líquido, formando aquele gel, e a receita está equilibrada para essa quantidade. Pelo mesmo motivo, você não pode simplesmente acrescentar chia a uma receita de bolo qualquer, uma vez que ela vai desequilibrar a massa absorvendo muito líquido.

IMG_3757 (2) IMG_3766 IMG_3771 (2) IMG_3787 (2)

INGREDIENTES

  • 1 2/3 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 4 bananas pequenas maduras
  • 1 xícara iogurte natural
  • 2/3 de xícara de óleo de canola
  • 3/4 de xícara de agave
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 200g de sementes de chia

MODO DE PREPARO

Essa receita é tão fácil que nem precisa de batedeira.

Em um bowl, misture a farinha, fermento e o sal, reserve.

Amasse as bananas com o garfo. Coloque em outro bowl e misture as bananas amassadas com os ovos, óleo, iogurte, agave e a baunilha. Nessa etapa ela tem que ficar o mais próximo de um creme uniforme e fluído.

Adicione toda a misutra de farinha ao creme e, com uma espátula, misture para incorporar. Tente misturar o mínimo possível para não ficar com um bolo pesado.

Adicione as sementes de chia e misture levemente. Deixe a massa descansando por 20 minutos.

Enquanto a massa descansa, unte e enfarinhe a forma e pré-aqueça o forno a 180 graus.

Após os 20 minutos de descanso, coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por cerca de 40 minutos, até que um palito saia limpo. Espere esfriar completamente para desenformar.

 

 

    • S

      Bruna, eu nunca fiz esse bolo com outro tipo de farinha. Em todo caso, farinha de arroz sozinha costuma dar um resultado ruim em confeitaria. Tem uma mistura básica de “farinha sem glúten” que é: 500g de farinha de arroz + 1/2 xícara de polvilho doce. Você pode fazer essa mistura e substituir na mesma proporção nesse bolo, mas como eu nunca testei nessa receita você vai ter que me contar como ficou. Espero que dê certo. 😘

    • S

      O Agave é um tipo de cactus e o xarope de Agave é um caldo doce feito do cactus. É um substituto do açúcar. É fácil encontrar em lojas de produtos naturais (tipo Mundo Verde) e também em bons supermercados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: