Xícara de Chá

CALDA DE CARAMELO SALGADO

IMG_2913 (2)

Acho que tá faltando alguma coisa na sua geladeira e é essa calda de caramelo salgado. E quem é que precisa de calda de caramelo em casa? Ora, todo mundo! Como é que as pessoas vão fazer para servir sorvete e fazer sundaes elegantes? Quem vai acompanhar o bolo de banana quente? Quem é que vai cobrir um pedaço de brownie e curar a sua TPM? A resposta é: essa calda de caramelo dos deuses que vai morar na sua geladeira e que você vai querer comer de colher.

Fazer uma calda de caramelo é mais fácil do que parece. Você só precisa dedicar alguns minutos da sua atenção para observar o açúcar na panela. Essa não é a hora de fazer duas atividades ao mesmo tempo. Seu único trabalho é observar, então deixa o celular de lado e foca na panela. O resto é detalhe.

Eu fiz a minha versão da calda de caramelo com sal, porque eu ADORO caramelo salgado. Se doces com toque de sal não fazem a sua alegria, omita o sal da receita e pronto: calda de caramelo tradicional para você.

foto IMG_2897 IMG_2899 (2) IMG_2901 (2)

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de açúcar refinado
  • 1/2 xícara de chá de água
  • 170g de manteiga
  • 1 xícara de chá de creme de leite fresco
  • 1 colher de chá de flor de sal

MODO DE PREPARO

Detalhe muito importante: antes de começar, separe todos os ingredientes e coloque na bancada ao lado do fogão. O açúcar e o creme de leite devem estar na medida correta e a manteiga deve estar cortada em cubos. Você também vai precisar de uma panela com fundo grosso e uma espátula de silicone ou uma colher de pau. Pronto.

Na panela fora do fogo coloque o açúcar e 1/2 xícara de chá de água. Misture para incorporar o açúcar. Agora coloque a colher de lado. Ligue o fogo médio e deixe a panela lá. Sem mexer! (Se você mexer vai cristalizar a sua calda.)

Observe a calda de açúcar mudando de cor e ficando mais escura. Caso ela esteja ficando mais escura em um ponto da panela que em outro você pode pegar a panela pelo cabo e dar uma “giradinha” para misturar. Ainda sem usar a colher.

Quando a sua calda estiver na cor âmbar, coloque a manteiga e misture com a colher. Assim que a manteiga estiver derretida retire a calda do fogão. Vai borbulhar bastante, é normal.

Fora do fogão, adicione o creme de leite fresco e o sal (quem quiser fazer a calda tradicional não coloca o sal).

Deixe esfriar por alguns minutos e depois transfira para um pote de vidro. Depois de completamente frio, guarde na geladeira.

 

  1. Gabi Cruciol

    Sá! Eu já fiz algumas das receitas e Hj finalmente fiz essa calda que estava namorando….que delicia! Deu certinho e ficou muito boa!!!!! Obrigada por compartilhar!!! Adoro seu site! Bjs

      • Obrigada! Na verdade acho que me expressei mal.. trouxe vários potinhos de caramelo flor de sal e queria opções de receitas para usá-los, como vc disse, com bolo de banana, etc.. tem outras receitas q vc utilize o caramelo? beijo e obrigada pela atenção

      • Agora entendi! Eu AMO caramelo e por mim colocaria em tudo. Eu acho que fica bom para servir com uma panqueca holandesa ou um bolo não muito doce (tipo o de ricota com amêndoas), você também pode “respingar” sobre a massa de brownie antes de ir pro forno. Se o seu caramelo for mais consistente, você pode fazer o prestix (um dos meus preferidos!) ou a maçã do amor com caramelo. 🙂

  2. Pingback: Bolo de chocolate e caramelo salgado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: