Xícara de Chá

TORTA DE CEBOLA

IMG_2793 (2)

IMG_2788 (2)

Meu marido comenta com carinho sobre uma torta de cebola que costumava-se fazer na casa da avó paterna dele. Cebolas e tortas fazem sucesso aqui em casa, então é de se imaginar que eu já fiz essa torta algumas vezes. No entanto, sabendo que comida de casa de vó é sempre melhor, ao invés de tentar reproduzir ao pé da letra, me inspirei na torta da D. Karla e criei uma versão minha. Quem sabe daqui (muitos e muitos) anos meu futuros netos não vão falar dela?

Apesar de leva bastante cebolas, a torta fica bem suave. Até quem somente “tolera” cebola vai gostar. Essa torta e uma salada simples de folhas compõem uma jantar fácil e rápido. Você poder servir quente, em temperatura ambiente ou fria, dependendo do seu gosto (ou do clima). Dá até para fazer 2 receitas e congelar uma (depois de assada) para ter em mãos em um dia de preguiça.

IMG_2763 (2)

foto IMG_2775 (2) IMG_2782 (2)

INGREDIENTES

MASSA

  • 1 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 100g de manteiga gelada cortada em cubos
  • 1/4 de xícara de chá de água gelada

RECHEIO

  • 3 cebolas grandes (ou 4 médias, cerca de 700g)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de azeite
  • sal
  • pimenta do reino
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de chá de alcaravia (kummel)
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
  • 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO

Em um bowl misture a farinha, sal e o açúcar. Adicione a manteiga gelada em cubinhos e, com as pontas dos dedos, vá apertando a manteiga e misturando a farinha. Quando estiver parecendo uma farofa, adicione – aos poucos – a água gelada, misturando e apertando a massa com a mão. O ponto certo é quando a massa se use se apertada.

Com as mãos, aperte a massa na forma para forrar o fundo e os lados (use uma de fundo falso se você pretende desenformar), procurando deixar o fundo mais fino que os lados. Com um garfo, fure todo o fundo. Leve ao freezer por 15 minutos. Pré-aqueça o forno a 200 graus.

Enquanto a massa está no freezer, aproveite para cortar as cebolas em fatias finas. (Se você tiver um processador que fatia, pode usar. Elas não precisam estar perfeitas.)

Retire a massa do freezer depois dos 15 minutos e leve diretamente ao forno por cerca de 5 minutos. A massa não vai ficar dourada, essa etapa serve somente para selar. Retire a forma do forno e reserve.

Em uma frigideira grande, aqueça levemente a manteiga e o azeite. Adicione toda a cebola fatiada, o sal, a pimenta o açúcar e deixe cozinhando em fogo médio, mexendo de vez em quando, até as cebolas estarem bem murchas e carameladas, como na foto. Tenha paciência nessa etapa, você quer as cebolas carameladas, não queimadas.

Em um bowl misture o creme de leite, o ovo, a alcaravia (kummel), 1/4 de colher de chá de sal e metade do parmesão ralado. Acresce as cebolas cozidas e misture.

Mantenha o forno a 200 graus. Coloque o recheio na massa e cubra com o restante do parmesão ralado. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, até a torta estar bem dourada.

Se for desenformar, espere a torta esfriar completamente.

IMG_2797 (2)

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Gabriela Cruciol

    Oi Sa! Seu pai postou o link dessa receita outro dia e eu fiz! Eu não sabia que você tinha esse blog! Muito legal! Parabéns! A receita ficou ótima e já vou olhar as outras!!!! Bjs Gabi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: