Xícara de Chá

CREME DE RICOTA CASEIRO

IMG_3147 (2) IMG_3159 (2) IMG_3154 (2)

Prepara o espírito de aventura que hoje nós vamos fazer queijo. Mais precisamente um creme de queijo caseiro, parecido com aquele creme de ricota de potinho. Pensa no nosso creme de queijo caseiro como o primo rico, saboroso e natural do creme de ricota do supermercado.

Não é legal poder fazer creme de queijo caseiro? Uma das minhas coisas preferidas da cozinha é poder fazer em casa produtos que normalmente a gente compra industrializados. Geléia, biscoitos, pão, manteiga são muito mais gostosos quando feitos por um ser humano com carinho, sem gomas e establilizantes. A intenção não é deixar de comprar produtos industrializados, somente poder fazer algo especial de vez em quando.

Minha sugestão hoje é preparar uma combinação de bruschettas variadas usando como base o nosso creme de queijo. Eu usei figos, tomatinhos, raspas de limão siciliano e azeite e pimenta do reino. Também acho que ficaria legal presunto cru, geléia de pimenta, mel e mais uma infinidade de combinações. Imagina que lindo servir uma tábua cheia de bruschettinhas variadas usando esse creme de queijo no fim de semana? Uma maneira linda de inovar e evitar os aperitivos que todo mundo conhece.

Ah, o que sobrou do creme aqui em casa a gente foi comendo nos próximos dias no café da manhã e lanche da tarde. Fica uma delícia até no pão de queijo.

IMG_3122 IMG_3128 IMG_3134 IMG_3136 IMG_3139 IMG_3140 IMG_3137

INGREDIENTES

  • 3 xícaras de chá de leite integral fresco (aqueles que vendem na parte da geladeira do supermercado em garrafinhas, não o de caixinha)
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de suco de limão

MODO DE PREPARO

Vamos começar por uma dúvida que eu sei que muitos terão: pode usar o leite de caixinha ou creme de leite de lata? De preferência não. O processo de pasteurização UHT é diferente da pasteurização normal e o leite de caixinha não dá o mesmo resultado que o leite fresco. A sua receita vai render menos e o seu coalho não será uniforme e cremoso. Faça com o leite e creme de leite frescos e me agradeça depois.

Pronto, agora o processo. Prepare um lugar para escorrer o seu creme montando um pano de prato limpinho (eu gosto desses tipo fralda) dentro de uma peneira sobre um bowl. Reserve.

Em uma panela coloque o leite, o creme de leite e o sal. Leve ao fogo baixo até levantar fervura. (O fogo baixo é para prevenir que o leite queime no fundo na panela.)

Assim que ferver, retire do fogo e coloque o suco de limão. Mexa uma vez para distribuir o suco e deixe o leite quieto por cerca de 5 minutos. Sem mexer. Nesse momento a sua mistura vai começar a talhar e você vai ver o coalho se separando do soro.

Depois dos 5 minutos, jogue a mistura na peneira forrada com o pano e deixe escorrendo por cerca 20 minutos. Você pode deixar um pouquinho menos ou um pouquinho mais, dependendo da consistência que você preferir. Só lembra que depois de refrigerado ele endurece mais, então eu não recomendo passar de 30 minutos para não ficar ressecado.

Depois de sorado, guarde na geladeira.

O líquido que vai sobrar no seu bowl é o soro de leite também conhecido com “whey”. Jura? Juro. Tipo o “whey” que a as pessoas compram para tomar depois da academia? Esse soro é a origem do daquele suplemento. Você pode guardar esse líquido na geladeira e usar nos próximos dias para bater com frutas em vitaminas ou colocar em massa de bolo e panqueca, substituindo o leite.

IMG_3161 (2)

 

 

 

 

  1. Pingback: CEIA DE NATAL – APERITIVOS | Xícara de Chá

  2. Pingback: AMÊNDOAS TEMPERADAS | Xícara de Chá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: