Xícara de Chá

CROSTATA

IMG_3050 (2) IMG_3055 (2) IMG_3060 (2)

Imagina só essa torta linda na sua mesa de almoço esse final de semana. E o orgulho de poder falar que foi você que fez!

A crostata é uma torta tradicional e bem simples. Para facilitar, o recheio é feito com geléia. Eu usei uma combinação de amora e framboesa, porém acho que ficaria ótima com uma variedade de geléias: damasco, laranja, jabuticaba, cereja. Use a sua imaginação.

A parte mais legal da torta, para mim, é o trançado lattice que cobre o recheio. O lattice é uma técnica que faz toda a diferença na apresentação e eleva a sua torta de amadora para profissional. Eu tirei fotos do passo a passo, porque acho que as fotos ajudam bastante, e tentei explicar o em detalhes no modo de preparo, mas quem tiver dúvidas só deixar nos comentários que eu respondo.

IMG_3029 (2) IMG_3031 (2) IMG_3032 (2) IMG_3037 (2) picstitch IMG_3046 (2)

INGREDIENTES

Massa:

  • 2 xícaras de farinha
  • 1/3 de xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • 3/4 de xícara de chá de manteiga (gelada)
  • 2 colheres de sopa de água (gelada)

Recheio:

  • 1 1/2 xícara de geléia (eu usei uma mistura de framboesa e amoras)
  • 1 ovo (para pincelar sobre a massa)

MODO DE PREPARO

Em um bowl misture a farinha, sal e açúcar. Corte a manteiga em cubos e coloque no bowl com a mistura de farinha. Com a ponta dos dedos vá apertando os cubos de manteiga e misturando a manteiga com a farinha até ficar como uma farofa, ainda com alguns pedacinhos de manteiga. (Você também pode fazer essa etapa no processador, se quiser, mas é bem fácil fazer na mão mesmo.)

Adicione o ovo e a gema e misture. Coloque 1 colher de água gelada e, se precisar, a segunda colher. A massa vai ficar como uma farofa úmida que se une quando pressionada.

Divida a massa em 2 discos, sendo que um deve se um pouquinho maior que o outro. Envolva os discos com papel filme e leve à geladeira por 30 minutos.

Retire o disco maior da geladeira, coloque sobre uma superfície enfarinhada e abra com um rolo. Coloque a massa na forma de torta, deixando alguns centímetros de massa “sobrar”.

Coloque a geléia na forma com a massa.

Abra o segundo disco e corte em tiras de cerca de 2cm de espessura.

Agora vem a parte do trançado lattice. Presta atenção e vai acompanhando com as fotos acima.

Coloque tiras horizontalmente sobre o recheio, deixando cerca de 2cm de distância entre elas.

Levante tiras intercaladas até a metade da forma. Coloque uma tira na vertical e deite novamente as tiras que estavam levantadas. Assim, a tira da vertical vai formar um padrão trançado “embaixo e em cima” das tiras da horizontal.

Para a próxima tira da vertical, levante as tiras horizontais que ficaram deitadas na etapa anterior. Repita o processo até cobrir toda a torta com o trançado.

Pegue o excesso de massa das bordas e enrole para dentro na torta, finalizando a cobertura.

Bata o ovo com 3 colheres de água e pincele sobre a massa.

Leve ao forno pré-aquecido a 190 graus por cerca de 50 minutos, até ficar dourado.

Deixe a torta esfriar completamente antes de servir.

IMG_3061 (2)

 

 

 

    • S

      Oi, Dienifer! Eu prefiro fazer com manteiga porque ela tem a consistência e o ponto de fusão corretos para atingir a textura necessária para a massa. Você pode fazer com a margarina para culinária (que vem em tabletes) e atingir um resultado parecido, porém se utilizar a margarina de pote o resultado será inferior, uma vez que você não vai conseguir cortar em cubinhos nem formar a farofa. Eu recomendo fortemente a manteiga, que além da textura dá um sabor muito melhor. Boa sorte! 😊

  1. Dienifer

    Oi Boa noite, eu fui tentar fazer mas a massa ficou muito ruim de trabalhar com ela, quebrava de mais mal consegui colocar na forma, daí não terminei de fazer ficou muito difícil mesmo de mexer com ela, gostaria de saber o que pode ter acontecido, pois eu fiz que nem manda a receita .
    Obrigada.

    • S

      Oi, Dienifer, vc lembrou de colocar as duas colheres de água gelada na massa? É também possível que ela tenha ficado muito tempo na geladeira, nesse caso, deixe uns 5 min em temperatura ambiente antes de trabalhar a massa.

  2. Paulinha

    Oi Samantha,
    Tentei fazer o trançado duas vezes e cheguei a conclusão de que coordenação motora não é meu forte. Você poderia gravar um vídeo fazendo esse trançado lindo, quem sabe vendo eu acerto…. O meu fica muito feio!!! Não que tenha atrapalhado alguma coisa porque o gosto ficou mto bom e não sobrou nadinha…..
    Beijos

    • S

      Paulinha, vou tentar fazer um video! So preciso me programar pq ainda nao sei direito como editar e talz. Hehe. Mas assim que eu fizer te aviso! De qquer forma, ja fiquei feliz em saber que a torta fez sucesso. 😘😘

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: