Xícara de Chá

TORTA DE ABACAXI COM COCO

IMG_2852 (2) IMG_2856 (2)

Abacaxi com coco é uma das minhas combinações preferidas. Eu não posso ver nada em que esses dois ingredientes apareçam que eu já fico animada. Piña colada é comigo mesmo!

Essa torta é super simples de fazer: a massa é de biscoito triturado com um toque de raspas de limão, o recheio é um creme de abacaxi coberto com raspas de coco. O coco cortado em tirinhas deixa a torta simples mais bonita e ajuda a disfarçar o quão simples ela é de fazer.

(O coco fresco é fácil encontrar em feiras livres de bairro. Normalmente as ferias sempre têm uma barraca que vende coco fresco ralado na hora, nessa barraca vc tb pode pedir para comprar o coco fresco em pedaços. Já vem descascado e limpinho, super fácil! Se você não achar, pode usar o coco ralado desidratado mesmo.)

As crianças que estiverem de férias e ajudarem podem raspar a panela do creme!

IMG_2841 (2) IMG_2844 (2) IMG_2860 (2)

INGREDIENTES

Massa

  • 200g de biscoitos tipo Maisena ou Maria
  • 100g de manteiga derretida
  • raspas de 1 limão

Recheio

  • 1 abacaxi descascado e cortado em pedaços pequenos
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 gemas
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  • 100g de coco fresco em pedaços (veja onde comprar acima)

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 180 graus. No processador ou no liquidificador, triture as bolachas.

Em um bowl, misture a manteiga derretida, as raspas do limão e as bolachas trituradas. A textura vai ficar parecendo de areia úmida.

Forre o fundo e os lados de uma forma de torta com a farofa de biscoitos e pressione para fixar. Leve ao forno por 5 minutos.

Com um descascador de legumes, corte o coco fresco em tiras finas. Coloque as tiras sobre uma assadeira e leve ao forno por cerca de 10 minutos para ficarem levemente douradas.  Reserve.

Em uma panela média fora do fogo, coloque o leite condensado, os pedaços de abacaxi, o creme de leite, as gemas, a baunilha e o amido de milho. Mexa bem para misturar todos os ingredientes. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar e começar a desgrudar do fundo.

Na base da torta (que já assou e resfriou) coloque todo o creme de abacaxi. Cubra o creme com filme plástico e leve à geladeira por cerca no mínimo 2 ou 3 horas.

Na hora de servir, retire da geladeira e cubra com as tiras de coco. Sirva bem gelado!

IMG_2863 (2)

 

    • S

      Ola, Janaina! As vezes o abacaxi não está tão doce e isso afeta o resultado final. Que pena que aconteceu com o seu. Se esse for o caso, eu recomendo cozinhar o abacaxi sozinho em uma calda de açúcar (1 parte açúcar para 2 partes de água) antes de prosseguir com a receita normal. Obrigada por me alertar sobre isso, vou incluir essa informação na receita. Espero que você tente outras receitas do site. Uma ótima semana pra vc! Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: