Xícara de Chá

PÃO EM FOLHAS DE CANELA E AÇÚCAR

IMG_2482 (2) IMG_2485 (2)

A primeira vez que eu vi um pão desse “em folhas” foi no site da Joy the Baker, no comecinho de 2011. Eu fiquei tão encantada pela foto que logo fiz a receita. Pelo visto não fui só eu, já que mais ou menos nessa época o mundo da comida na internet foi inundado por versões desse pão.

Antes de fazer gastronomia eu tinha um certo medo infundado de fazer pão. Daí, na minha primeira aula de panificação, a professora desmistificou todo o processo de preparação de pães e, desde então, meus pães nunca mais deram errado.

Ou seja, meu objetivo hoje é fazer você perder seu medo e a sua preguiça de fazer pão. A informação principal que eu aprendi na aula e preciso ensinar para você é: o jeito da sua vó fazer pão não é o jeito certo. Pois é. Eu também fiquei #chatiada quando me contaram. Mas tudo bem, você aprende o jeito correto e nunca fala sobre esse assunto com a sua vó. Combinado?

IMG_2448 (2) IMG_2450 (2) IMG_2452 (2) IMG_2456 (2) IMG_2461 (2) IMG_2464 (2) IMG_2465 (2)

INGREDIENTES

Massa

  • 2 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1 pacote de 10g de fermento biológico seco instantâneo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1/3 xícara de leite integral
  • 1/4 xícara de água gelada (ou mais se precisar)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Recheio

  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de canela em pó

MODO DE PREPARO

Vamos começar falando sobre a massa. Massa de pão é tranquilo fazer na mão, mas se você tiver uma batedeira Kitchen Aid pode usar por motivos de preguiça. Você vai seguir a mesma ordem que eu der em seguida e vai suar o batedor que tem o formato de gancho.

Em uma panela, coloque a manteiga e o leite. Leve ao fogo até a manteiga derreter. Adicione a baunlha e depois deixe descansando até ficar em temperatura ambiente, não morno, temperatura ambiente (se o seu líquido estiver um pouquinho acima de 38 graus você vai matar o seu fermento, então é sempre melhor deixar os líquidos mais frios)

Bata os dois ovos em um bowl pequeno. Reserve.

Em um bowl (da sua batedeira, se você for usar), coloque a farinha, o açúcar e o fermento biológico. Misture tudo. (Presta atenção que o sal não entra agora.)

Faça um buraco na mistura de farinha e coloque os ovos. Com uma colher vá mexendo e incorporando a farinha. Adicione o leite e a manteiga e continue mexendo para incorporar. Por fim, adicione o sal e, aos poucos a água gelada. Esse é um detalhe muito importante, o ponto da massa deve ser dado com água, nunca com farinha. Ou seja, você deve ir adicionando a água aos poucos e pode até colocar mais água se quiser, mas não pode colocar mais farinha. (No meu caso eu coloquei toda a água mais uns 2 dedos.)

Unte a sua bancada com uma camada fina de óleo (não farinha) e transfira sua massa para a bancada. Com a mão completamente limpa, sove a massa na bancada  usando a palma das mãos (não os dedos) por cerca de 5 a 7 minutos. A massa vai ficar bem macia, maleável.

Para quem estiver fazendo na Kitchen Aid é só deixar na velocidade 2 por 5 minutos, não precisa fazer essa etapa da bancada.

Unte um bowl com uma camada fina de óleo e coloque a massa dentro. Cubra com filme plástico e deixe crescer por cerca de 1h, ou até a massa dobrar de volume.

Enquanto isso, prepare-se para o recheio. Derreta a manteiga e reserve. Misture o açúcar e a canela.

Quando a massa tiver dobrado de volume, unta a bancada com farinha e, com o auxílio de um rolo de macarrão, abra a massa tentando formar um retângulo.

Pincele a manteiga derretida sobre a massa e salpique com toda a mistura de açúcar e canela.

Corte a massa em 6 tiras. Empilhe as tiras e corte em retângulos do tamanho da largura da sua forma.

Empilhe todos os retângulos e transfira para dentro da forma. (Eu achei mais fácil transferir em etapas e ir ajeitando todos dentro da forma.)

Cubra com um pano de prato e deixe crescer novamente por cerca de 40 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Leve o pão ao forno por cerca de 35 minutos. Até ele ficar bem dourado.

Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

Nem precisa de faca para servir porque cada um pode “puxar” sua própria fatia.

IMG_2479 (2) IMG_2473

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: