Xícara de Chá

LASAGNA DE PESTO

IMG_2242 (2) IMG_2233 (2)

Algumas coisas sempre foram tradição na casa dos meus pais e a lasagna de pesto já esteve presente em muitos dos almoços e jantares entre família e amigos. Só tem um detalhe: a lasagna de pesto nunca foi feita na casa dos meus pais, eles encomendam de um hotel da cidade.

Claro que não há nenhum problema em encomendar comida, pelo contrário, eu sou totalmente a favor da praticidade. A minha frustração advém do fato que eu não moro mais na cidade dos meus pais e queria muito comer a lasagna de pesto.

Passei algum tempo pesquisando na internet e alterando receitas de lasagna de pesto até que cheguei nessa. Na verdade, essa é uma lasagna de pesto, ricota e gruyère que, vamos combinar, é bem melhor que uma lasagna só de pesto. (Tudo fica melhor se adicionarmos queijo derretido, é uma regra.)

Como eu tenho um pouco de preguiça de fazer lasagna, tentei “enxugar” a receita ao máximo, deixando o mais prático possível. Ainda sim, é uma receita que eu diria mais apropriada para fazer num feriado ou num final de semana. O legal é que você poder preparar tudo de manhã e deixar a lasagna montada na geladeira. Assim, você coloca para assar quando seus convidados chegarem.

IMG_2218 IMG_2220 IMG_2223 IMG_2221 (2) IMG_2226 (2) IMG_2227 (2) IMG_2228 (2) IMG_2229 (2) IMG_2231 (2)

INGREDIENTES

  • 500g de massa para lasagna do tipo “pode ir direto ao forno” (sim, eu acredito na embalagem e não vou pré-cozinhar essa massa)
  • 350g de queijo gruyère50g de queijo parmesão
  • 500g de ricota
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 ovo
  • 1 pitada de noz moscada
  • sal
  • pimenta do reino
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 4 xícaras de leite
  • 1 xícara de pesto (eu uso essa receita aqui)

MODO DE PREPARO

Pronto, vamos lá. É mais fácil do que parece.

Primeiro, rale o quejo gruyère no ralo grosso. Reserve.

No processador, no liquidificador ou em um bowl misture a ricota, 1/2 xícara de chá de leite, o ovo, a noz moscada, sal e pimenta do reino. Vai ficar um creme espesso. Reserve.

Em um panela, aqueça as 3 colheres de sopa de manteiga até derreter (Pra galera que insiste em “economizar” manteiga, são 3 colheres de sopa mesmo. Não adianta colocar menos.) adicione as 3 colheres de sopa de farinha de trigo e mexa até formar uma pasta levemente amarelada. Isso que você acabou de preparar se chama roux e é ele que vai espessar o seu molho. Aos poucos, adicione o leite e vá mexendo constantemente para ficar um molho sem pelotas de farinha. Eu gosto de usar um fouet nessa etapa. Quando todo o leite estiver adicionado, deixe cozinhando por cerca de 15 minutos. Retire do fogo e adicione o molho pesto. Mexa para ficar uniforme. (Você vai reparar que o molho somente um pouco espesso. Eu escolhi deixá-lo com mais líquido para hidratar a massa, já que não vamos pré-cozinhar. Se você não acredita em embalagens e prefere pré-cozinhar sua massa, usa apenas 3 xícaras de leite nessa etapa.)

Pronto, agora você já tem tudo o que precisa para montar a sua lasagna: gruyère ralado, creme de ricota, molho com pesto, massa de lasagna, assadeira, colheres e concha. Deixe a sua bancada arrumada com tudo perto para facilitar a sua vida.

Montagem: cubra o fundo da assadeira com um pouco de molho com pesto. Faça a primeira camada de massa (camada 1 de 4). Cubra a massa com 1/3 do creme de ricota, 1/4 do gruyère e 1/4 do molho de pesto. Faça mais uma camada de massa (camada 2 de 4). Cubra com mais 1/3 do creme de ricota, 1/4 do gruyère e 1/4 do molho de pesto. Faça mais uma camada de massa (camada 3 de 4). Cubra com o 1/3 final do creme de ricota, mais 1/4 do gruyère e 1/4 do molho de pesto. Agora vamos para a camada final de massa (camada 4 de 4). Agora você vai inverter e colocar todo o 1/4 final de molho de pesto e, por último o 1/4 final de gruyère e o parmesão ralado na hora. Pronto!

Pré-aqueça seu forno a 180 graus. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 35 minutos. Depois de 35 minutos, retire o papel alumínio e aumente o forno para 220 graus. Deixe por mais 5 minutos até a lasagna estar borbulhando e dourada.

Quando a lasagna sair do forno, aguarde uns 15 minutos antes de servir para ela não despedaçar quando você cortar.

IMG_2239 (2)

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: