Xícara de Chá

BISCOITO VERDE E AMARELO

IMG_2322 (2) IMG_2324 (2)

Faltam só dois dias para o primeiro jogo da Copa, o que significa que você tem 1,5 dias para compilar esses ingredientes e preparar esses biscoitos lindos.

Estava há tempos procurando uma desculpa para fazer esses biscoitos em espiral, achei que eles ficaram fofos vestidos de brasileirinhos, não? Pensa que colorido incrível ele não dá na sua mesa da Copa!

Essa técnica de espiral parece complicada quando a gente vê o produto final mas é bem fácil de fazer. Ela pode ser feita de duas ou de até mais cores, dependendo a sua paciência. A dica mais importante do processo todo é gelar a massa. Se a massa não estiver bem gelada, é impossível formar um espiral bonito e cortar os biscoitos. Então não economize no tempo de geladeira.

Eu tentei colocar bastante fotos do passo a passo para ficar bem claro, mas qualquer dúvidas gritem nos comentários. Vamos à receita?

IMG_2206 (2) IMG_2207 (2) IMG_2293 (2) IMG_2296 (2) IMG_2299 (2) IMG_2301 (2) IMG_2302 (2) IMG_2305 (2) IMG_2306 (2) IMG_2310 (2) IMG_2314 (2)

INGREDIENTES

  • 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • raspas de 2 limões (eu usei um tahiti e um siciliano, para ficar verde e amarelo, mas qualquer combinação serve)
  • 1/4 de colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 100g de manteiga em temperatura ambiente
  • 3/4 de xícara de chá de açúcar
  • 1 ovo em temperatura ambiente
  • corante em gel nas cores verde e amarelo
  • 1 clara (para grudar as duas cores)

MODO DE PREPARO

Em um bowl, misture a farinha, o fermento, sal e as raspas dos limões. Reserve.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até virar um creme fofo e esbranquiçado. Adicione o ovo e bata por mais 2 minutos.

Acrescente toda a mistura de farinha ao creme da batedeira e bata somente até a farinha desaparecer.

Retire a massa da batedeira e divida em 2 partes iguais. Coloque cada parte em um bowl.

Coloque algumas gotas de corante em gel em cada massa. Esses corantes em gel são intensos, então comece com 1 ou 2 gotas, distribua pela massa e, se achar necessário, aumente a quantidade de corante.

Abra um pedaço bem grande de filme plástico sobre a sua bancada. Coloque uma das cores sobre o filme e, com a palma das mãos, espalhe tentando formar um retângulo com mais ou menos 1 cm de espessura. Cubra o retângulo de massa com o filme plástico restante, vedando bem a massa. Repita o processo com a outra cor, tentando deixar os dois retângulos do mesmo tamanho.

Agora você tem 1 retângulo verde e um amarelo, ambos envolvidos por filme plástico. Coloque sobre uma tábua de madeira, para deixá-los retos e leve à geladeira resfriar por 4 horas, se estiver com pressa, leve ao freezer por 2 horas.

Pronto, agora suas duas massas estão bem geladas e firmes. Elas precisam estar assim se não fica MUITO difícil moldá-las.

Prepare sua bancada salpicando um pouco de farinha. Bata levemente uma clara e deixe ao lado com um pincel.

Retire o filme e coloque a massa verde sobre a bancada enfarinhada. Pincele a clara sobre a massa verde para colar a massa amarela. Coloque a massa amarela sobre a verde.

Com um rolo de macarrão, role sobre as duas massas para deixá-las unidas e lisas. Nessa etapa, se a sua massa já estiver muito mole (depende da temperatura da sua cozinha), volte para o freezer ou para geladeira.

Agora você tem uma massa retangular por cima branca e por baixo verde. Pincele clara sobre a parte amarela da massa. Comece a enrolar a massa como um rocambole, bem apertado. Quando acabar, role um pouco a massa, para fechar bem. Enrole todo o rocambole de massa em filme plástico. Leve de novo à geladeira ou ao freezer até ficar bem gelado. (Eu deixei mais 1 hora no freezer.)

Pré-aqueça o forno a 180 graus e prepare uma assadeira forrada com papel manteiga.

Retire o rocambole de massa verde e amarela do freezer/geladeira. Desembrulhe e coloque sobre uma tábua. Com uma faca afiada, corte o rocambole em fatias de cerca de 0,5 cm.

Deite cada fatia sobre a assadeira, deixando espaço entre elas. Leve ao forno por 10 minutos. (Só 10 minutos mesmo.) Deixe esfriar por 2 minutos na forma e depois passe para uma grade. Quando estiverem completamente frios, guarde em lugar fechado e sem umidade.

IMG_2318 (2)

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: