Xícara de Chá

BOLO MÁRMORE MODERNO

IMG_2191 (2)

Clássicos se tornaram clássicos por serem bons. No entanto, isso não significa que eles não mereçam uma roupa nova de vez em quando.

Eu gosto de revistar os clássicos porque às vezes um pequeno detalhe na montagem ou na receita causa um grande impacto. Nesse bolo mármore moderno, o jeito diferente de fazer o marmorizado é a grande estrela. (Não se preocupa que tem passo a passo com fotos para ficar mais fácil de entender.)

Além do marmorizado, que dá um efeito lindo e deixa seu convidado boquiaberto, tem outro detalhe importante nessa receita: o bolo branco não leva gemas e a parte escura é feita com cacau puro. O contraste entre a parte branca bem branquinha e a parte escura fica mais evidente e deixa o efeito muito mais bonito e impactante. O segredo está mesmo nos detalhes.

Quem fizer eu quero ver as fotos de como ficou!

IMG_2180 (2) IMG_2181 (2) IMG_2184 (2) IMG_2187 (2) IMG_2189 (2)

INGREDIENTES

  • 2 2/3 de xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 1/2 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó (não pode ser Nescau nem o Chocolate do Padre)
  • 1 1/2 xícara de açúcar refinado
  • 1 1/4 xícara de leite
  • 1/2 xícara de óleo de canola
  • 4 claras de ovo
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte e enfarinhe uma forma com furo.

Em um bowl, misture a farinha, fermento e sal. Reserve.

Em um bowl pequeno, misture as 3 colheres de sopa de cacau um pó com 3 colheres de sopa de água até ficar uma pasta sem nenhuma bolinha de cacau. Esse passo é importante para que a parte do bolo escura fique com cor e textura uniforme. Também é importante usar cacau ao invés do Nescau ou do Chocolate do Padre porque esses dois contém açúcar (sim, pode conferir nos ingredientes) e vão alterar o equilíbrio da massa, além de não deixarem com a cor escura que estamos procurando. Reserve.

Misture em um bowl o óleo, leite, as claras, o açúcar e a baunilha até ficar líquido. Adicione todos os ingredientes secos e misture com uma colher de pau ou espátula de silicone até a massa ficar uniforme. (Não precisa mexer demais, gente. Só ate a massa ficar uniforme mesmo.)

Separe metade da massa e coloque no bowl que contém a “pasta de cacau”. Misture para fazer a massa escura.

Pronto, agora você tem uma forma untada e 2 bowls, um com massa branca e um com massa escura. Pegue 2 colheres de sopa e coloque uma em cada bowl. Separe também alguns pedaços de papel toalha e deixe por perto. Dá para ver bem na foto e se você fizer uma mise-en-place parecida garanto que vai facilitar a sua vida.

Agora escolha na sua forma um ponto onde você quer colocar a massa. A massa vai ser coloca de forma intercalada, sempre nesse mesmo ponto. Então você começa colocando 2 colheres de sopa de massa branca nesse ponto. Logo em cima da massa branca, você coloca 2 colheres de sopa de massa escura, exatamente no mesmo lugar. Continue intercalando 2 colheres de sopa de massa branca e 2 colheres de sopa de massa escura. SEMPRE colocando a massa no mesmo ponto, logo em cima da massa anterior.

Na foto dá para perceber melhor, mas é bem simples. Só precisa de um pouco de paciência. Não se preocupe que a massa se espalha pela forma toda naturalmente, continue focada em colocar tudo no mesmo ponto.

Depois da massa toda colocada, espere uns 2 minutos até ela se nivelar. Leve ao forno por cerca de 45 minutos, até um palito de dente sair limpo da massa.

Depois de completamente frio, desenforme e sirva.

IMG_2195 (2)

 

  1. Pingback: BOLO MÁRMORE RED VELVET | Xícara de Chá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: