Xícara de Chá

CUSCUZ MARROQUINO COM PASSAS, AÇAFRÃO E LARANJA

IMG_2052 (2)

Rolava um preconceito aqui em casa contra cuscuz marroquino, não exatamente meu, mas do meu marido de outros habitantes dessa casa.

Esses dias acabei indo ao mercado sozinha e aproveitei para – discretamente – comprar uma caixinha de cuscuz marroquino e esconder no fundo do armário. A sugestão que eu sempre dou é surpreender a sua família com uma coisa nova. E quando eu digo surpresa é surpresa mesmo, só mostra o que vai ter quando já estiver na mesa. Pode ser que eles detestem e vocês nunca mais façam, mas pode ser que você encontre uma receita ou um ingrediente que vai ser o novo favorito da casa.

Cuscuz marroquino é uma opção diferente de acompanhamento. Eu diria que ele substitui o arroz, o purê ou a quinua com algumas vantagens; como ele é bem neutro, recebe bem aromas e sabores quando hidratado e, minha qualidade preferida, demora literalmente 6 minutos para ficar pronto.

Já te convenci? Então olha a receita como é fácil.

IMG_2048 (2) IMG_2050 (2) IMG_2051 (2)

INGREDIENTES

  • 1 xícara de chá de cuscuz marroquino
  • água
  • sal
  • raspas de 1/2 laranja
  • 1/2 xícara de passas
  • 1/3 de envelope de açafrão (opcional)
  • 1/3 de xícara de amêndoas laminadas

MODO DE PREPARO

Comece colocando as amêndoas em uma frigideira limpa e leve ao fogo médio para ficarem torradas. Nesse passo precisa ficar de olho para não passar do ponto. Assim que elas estiverem prontas, retire da frigideira e deixe resfriar em outro recipiente. Reserve.

Hidrate as passas em água morna por 5 minutos. Escorra e reserve.

Em um bowl onde você ira hidratar o cuscuz, coloque o açafrão e a casca de laranja (eu cortei essa casca usando um descascador de legumes).

Esquente a água para fazer o cuscuz, na embalagem do seu cuscuz vai dizer o quando exato de água você precisa para 1 xícara de de cuscuz, cada marca é um pouquinho diferente. (Para referência, no meu dizia para hidratar 1 xícara de cuscuz em 1 1/3 xícara de água.)

Jogue a media correta da sua água sobre o bowl com o açafrão e a laranja e espere alguns segundos. Coloque todo o cuscuz, mexa uma vez e cubra o bowl com um prato.

Espere 5 minutos sem abrir o bowl. Abra o bowl, “afofe” o cuscuz usando um garfo (uma colher amassaria o cuscuz), adicione as passas hidratadas e as amêndoas torradas. Incorpore tudo com o garfo e sirva.

IMG_2054 (2)

 

  1. Lila Ferraz

    Esse cuscuz é uma delícia! Tem textura bem variada tanto quanto o gosto, pois a variedade amêndoas e passas traz uma descoberta de sabores quando misturada ao famoso cuscuz marroquino. Precisa experimentar para sentir o gosto tão exótico! Melhor deixar experimentar a novidade e contar depois o quê é.

  2. Pingback: CEIA DE NATAL – ACOMPANHAMENTOS | Xícara de Chá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: