Xícara de Chá

GUISADO DE CARNE

IMG_2058 (3)

Assim que esfria um pouquinho tudo que a gente quer comer é alguma coisa gostosa e quentinha. Aqui em casa parece que é só baixar 5 graus na temperatura que todos os nossos jantares passam a ser servidos em prato fundo.

Acho que quando comida envolta por um caldinho quente e saboroso ela não só preenche o estômago como também aquece a alma.

O guisado é um método de cocção que engloba toda a descrição acima e tem tudo a ver com o inverno. Apesar da cocção ser longa, o tempo de preparo ativo do guisado é bem rápido. Então dá para preparar no fim da tarde e deixar cozinhando enquanto vai fazer outras coisas pela casa (dica: toda hora é uma boa hora para fazer uma exfoliação).

Muitos guisados levam vinho no caldo, mas nesse eu preferi usar cerveja e amei o resultado. Nesse dia eu servi o guisado acompanhado de cuscuz marroquino (a receita vem ainda essa semana) e foi um sucesso. Aposto que na sua casa todos vão amar também.

IMG_2029 (2) IMG_2031 (2) IMG_2047 (2)

INGREDIENTES

  • 500g de carne limpa cortada em cubos (coxão duro é sempre uma boa escolha para guisados)
  • 1 cebola pequena
  • 1 cenoura média
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate
  • 1 lata ou garrafa pequena de cerveja
  • 1 cubo de caldo de carne
  • tomilho seco
  • louro
  • 3 colheres de sopa de farinha
  • sal
  • pimenta do reino

MODO DE PREPARO

Corte a carne em cubos médios e limpe alguma gordura extra desnecessária. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.

Pique a cebola, a cenoura e os dentes de alho. Eu prefiro deixá-los bem pequenos, para quase desaparecerem depois. Reserve.

Em uma panela alta onde você irá preparar o guisado, aqueça o azeite até ficar bem quente. Coloque alguns pedaços de carne na panela, deixando espaço entre eles. (É importante não colocar muitos pedaços de uma vez na panela para conseguir dourar os pedaços). Vá virando os pedaços até todos os lados ficarem bem dourados. A carne não estará cozida ainda, nesse momento a gente só quer que ela fique dourada. Retire os pedaços de carne dourados da panela e coloque sobre um prato. Repita o processo com os pedaços restantes até você ter um prato com todos os pedaços dourados de carne.

Abaixe o fogo da panela (sem a carne) e deixe diminuir a temperatura.

Coloque a cebola e o alho na panela e refogue até ficar transparante. Adicione a cenoura e o extrato de tomate, refogue mais um pouco. Volte a carne para a panela e deglaceie com a cerveja.

Adicione mais água à panela, o suficiente para cobrir a carne. Acrescente o cubo de caldo de carne, o tomilho e o louro.

Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por 1h30, mexendo de vez em quando. (Não precisa ficar em cima do fogão, só dá uma passadinha por ele e mexe para não grudar no fundo algumas vezes.)

Prove para ver se a carne já está bem macia e corrija o sal se necessário.

Em um bowl, coloque a farinha e 1/2 xícara de água. Misture bem até ficar um líquido esbranquiçado. Jogue esse líquido no seu guisado, para engrossar o caldo.

Mexa até o caldo engrossar. Desligue o fogo e sirva. (Eu decorei o meu com hortelã, porque combinava com o meu acompanhamento, mas você pode decorar com salsinha, se preferir.)

IMG_2056 (2)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: