Xícara de Chá

TORTA DE AMEIXA COM LARANJA

IMG_2042 (2) IMG_2038 (2)

Assim como você, que gosta de ler blogs de comida, eu também tenho os meus preferidos, que acesso com frequência e que me inspiram a tentar receitas novas. Aliás, a gente super se apega aos blogs, né? Tem alguns que leio há tanto tempo que já me considero íntima das blogueiras. (Se você também faz isso, por favor, divida comigo. Eu não quero viver sozinha as minhas amizades fictícias virtuais.)

Semana passada li uma receita de torta na Joy the Baker (uma das minhas blogueiras preferidas) e imediatamente sabia que iria testar. Eu adoro tortas de frutas e essa receita parecia ser fácil e ao mesmo tempo diferente de qualquer uma que eu já havia feito.

A torta saiu ainda melhor do que eu esperava. Impressionante. Ela é doce de forma delicada, destacando o azedinho da ameixa e um leve toque de laranja. Fica lindo como parte de um chá ou café da tarde e, combinada com uma bola de sorvete, é uma sobremesa que agrada aos mais diferentes paladares.

A receita daqui é quase toda igual à original da Joy, eu alterei os sabores para uma combinação que eu achava mais interessante (vamos fazer um parênteses para comentar sobre a BELEZA dessas ameixas? Coisa mais linda!) e também assei em uma forma redonda, já que acho que fica uma apresentação mais bonita para servir como sobremesa.

IMG_2011 (2) IMG_2013 (2) IMG_2017 (2) IMG_2020 IMG_2024 IMG_2026 IMG_2032

INGREDIENTES

Base e cobertura:

  • 150g de manteiga (cortada em cubos e em temperatura ambiente)
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • raspas de 1 laranja
  • 1/4 de xícara de aveia em flocos

Recheio

  • 2 ovos
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 1/3 de xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de iogurte natural
  • suco de 1/2 laranja
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 4 ameixas

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Separe a forma que vai usar (eu usei uma de aro removível), unte e forre o fundo com papel manteiga para facilitar sua vida.

Comece pela massa. Em um bowl pequeno, coloque a aveia. Reserve.

Em um bowl grande misture a farinha, o açúcar, o sal e as raspas de laranja. Adicione a manteiga em temperatura ambiente. Com a ponta dos dedos, misture a manteiga aos ingredientes secos até virar uma farofa bem úmida. Pegue 1/2 xícara dessa farofa e coloque no bowl menor junto com a aveia. Misture também com as pontas dos dedos. Vai continuar uma farofa com aveia. Deixe reservado porque essa será a sua cobertura.

Volte ao bowl grande (que ainda tem quase toda a farofa úmida inicial), salpique 1 colher de sopa de água sobre a farofa. Só uma mesmo. Pegue uma colher de pau ou uma espátula e continue misturando a farofa até ela se unir numa massa. Transfira a massa para a forma e, com as mãos espalhe para cobrir todo o fundo.

Leve ao forno por 15 minutos até começar a dourar. Retire do forno e reserve.

Enquanto a base está pré-assando, comece a fazer o recheio. Corte as ameixas no formato desejado. Reserve.

Em um bowl, misture os ovos, açúcar, farinha, baunilha, sal, iogurte e suco de laranja. Reserve.

Sobre a base pré-assada, disponha as fatias de ameixa (eu tentei fazer bonitinho mas ficou tudo coberto depois e nem apareceu, então poupe esforços), com cuidado, derrame a mistura do recheio sobre as ameixas. Por fim, espalhe a farofa com aveia. Tente espalhar a farofa de maneira uniforme, mas não se preocupe se sobrar um pedacinho. Depois de assado o efeito fica lindo.

Volte a torta ao forno (ainda a 180 graus) e asse por 30 minutos. Não precisa furar a torta para ver o ponto, tente balançar um pouco a forma, se o recheio estiver se “mexendo” só um pouquinho está bom.

Deixe a torta esfriar completamente para desenformar e cortar.

IMG_2036 (2) IMG_2040 (2)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: