Xícara de Chá

SOPA DE ABÓBORA COM PIGNOLE EM BEURRE NOISETTE

IMG_2007 (2)

A vantagem de ter treinamento em cozinha clássica francesa é poder incorporar pequenas técnicas fáceis, com ingredientes simples, que deixam a nossa cozinha do cotidiano muito mais única e especial.

Enquanto a sopa de abóbora de hoje é a mais simples possível, que funciona no esquema “coloca tudo na panela e cozinha”, para acompanhar temos pignoles dourados na manteiga noisette.

Noisette em francês significa avelã e manteiga noisette é simplesmente uma manteiga derretida e dourada até o ponto de começar a exalar um cheiro adocicado de avelã. Parece enganação, né? Juro que fica com esse cheiro! É uma técnica super simples que deixa qualquer preparação instantaneamente sofisticada.

Eu sei o que você está pensando: pode ser feito com azeite ou com margarina? Não, não pode. Pode ser feito somente com manteiga de verdade. São apenas 2 colheres de manteiga para toda a preparação e a diferença no prato é tão perceptível que vale a pena. Aposto que depois de descobrir essa técnica você vai querer colocar beurre noisette em todos seus pratos.

Obs: para fazer a versão vegan dessa sopa é só pular a parte da beurre noisette.

IMG_2001 IMG_2005 (2) IMG_2006 (2)

INGREDIENTES

  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 700g de abóbora descascada e picada
  • 2 cubos de caldo de legumes
  • tomilho seco
  • sal
  • pimenta do reino
  • 1/3 de xícara de pignoles
  • 2 colheres de sopa de manteiga

MODO DE PREPARO

Pique a cebola e o alho. Não se preocupe em deixar perfeito porque depois elas serão batidas.

Em uma panela grande, coloque o azeite e a cebola. Aqueça em fogo médio, mexendo de vez em quanto, até a cebola ficar transparente. Adicione o alho e a abóbora picada, refogue por alguns minutos. Cubra todos os legumes com água (mais ou menos 1 litro), o caldo de legumes e o tomilho seco. Deixe cozinhando até a abóbora ficar bem macia, depende da sua abóbora, mais ou menos uns 15 ou 20 minutos.

Assim que a abóbora estiver macia, processe a sopa no liquidificador ou com um liquidificador de imersão. Se for usar o liquidificador tradicional, faça em duas etapas para não sobrecarregar o equipamento.

Volte a sopa já processada para a panela e corrija o sal e a pimenta. Eu prefiro deixar para adicionar mais sal só no final porque os caldos já são salgados e muitas vezes não precisa de mais.

Enquanto a sopa aquece já pronta, coloque 2 colheres de sopa de manteiga em uma frigideira em fogo baixo. Deixe a manteiga derreter e começar a escurecer. A manteiga vai ficar dourada e você vai reparar que ela vai começar a ficar com um cheiro delicioso de avelã. Precisa ficar do lado a manteiga prestando atenção para ela não passar do ponto e queimar.

Quando a manteiga estiver pronta, desligue o fogo e adicione os pignoles. Os pignoles vão dourar no calor residual da manteiga e ficarão perfeitos.

Sirva a sopa quentinha com um pouquinho dos pignoles na manteiga noisette por cima e, se quiser, algumas torradas.

IMG_2009 (2)

 

 

  1. Lila Ferraz

    Esta sopa é uma delícia! Além disso, rejuvenesce… acabando com os famosos radicais livres no corpo. O sabor especial e o aroma faz com que se esqueça que é uma sopa, pois mais parece um manjar dos deuses!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: