Xícara de Chá

SEMANA MÉXICO – BOLO TRES LECHES

 IMG_1831 (2) IMG_1834 (2)

Semana México chega ao fim… *lagriminha escorrendo pelo rosto*

Eu queria finalizar a semana com chave de ouro e também fazer alguma receita que combinasse com o dia das mães e, sinceramente, não poderia fazer outra coisa que não o bolo Tres Leches. Tenho certeza que mesmo as sua mãe que não são fãs de comida mexicana vão se apaixonar por esse bolo.

Bolo Tres Leches recebe esse nome porque, depois de pronto, recebe uma calda úmida que é uma combinação de 3 tipos de leite. Dica: um desses leites é leite condensado. Já tá apaixonado?

O bolo Tres Leches é úmido, docinho e neutro ao mesmo tempo. Ele vai bem como parte de um café-da-manhã surpresa na cama (mães gostam) ou como sobremesa de almoço preparado com carinho (mães gostam mais ainda se além do almoço você for gentil e lavar a louça).

Então prepara o bolo, um cartão e abra os braços para o abraço apertado.

IMG_1811 (3) IMG_1812 (2) IMG_1825 IMG_1826 (2) IMG_1828 (2)

INGREDIENTES

Bolo

  • 5 ovos (claras e gemas separadas, em temperatura ambiente)
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 xícara de leite integral (em temperatura ambiente)

Calda

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite evaporado
  • Equivalente a uma 1 lata de leite integral
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Cobertura (opcional)

  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinha uma forma retangular. Reserve.

Em um bowl, misture a farinha e o fermento, reserve.

Na batedeira bem limpa e sem nenhum traço de gordura, bata as claras (em temperatura ambiente) até começarem a espumar. É importante estar tudo em temperatura ambiente para garantir uma massa homogênea e também para as claras atingirem o volume necessário.

Adicione o açúcar às claras aos poucos e bata até formar um merengue brilhante e que mantém picos leves. Adicione as gemas uma e uma e bata bem.

Fora da batedeira e com uma espátula, adicione o leite e a mistura de farinha, intercalando e incorporando com a espátula. Dessa forma: 1/3 do leite, 1/2 da mistura de farinha, 1/3 do leite, 1/2 da mistura de farinha e, por fim, o ultimo 1/3 do leite. Intercalando os sólidos e os líquidos dessa forma, você consegue incorporar todos os ingredientes sem mexer demais a farinha. Misture tudo com a espátula procurando manter o volume dos ovos e sem mexer em excesso.

Asse no forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos. Até um palito sair limpo do centro da forma.

Para a calda, misture a baunilha, a lata de leite evaporado, a lata de leite condensado e o leite integral. Em supermercados bons é possível achar o leite evaporado – a Nestlé fabrica mas é um produto importado. Ele vem em lata, pronto. Se você não achar o leite evaporado, use uma lata de creme de leite e substitua o leite integral por leite desnatado.

Assim que o bolo sair do forno, faça vários furos nele com um palito e regue com toda a calda (sim, TODA a calda). Cubra com um filme e leve à geladeira de um dia para o outro.

Antes de servir, cubra com o creme de leite batido com o açúcar e a baunilha e decore como preferir. Eu usei flores, mas também fica lindo se decorado com frutas picadas.

(Observação: todas as receitas tradicionais que eu vi levavam a cobertura, além da calda. Eu coloquei na minha também, mas, sinceramente, é opcional, o bolo já é bem gostoso sem ela.)

IMG_1838 (2)

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: