Xícara de Chá

SEMANA MÉXICO: CHILI CON CARNE

IMG_1728 (2)

Eu sei que a semana inteira dedicada à comida mexicana já dá uma idéia do quanto a gente cozinha – e come – esse tipo de comida em casa, mas a paixão é ainda maior. Aliás, acho que todos nossos nossos amigos e familiares já foram foram convidados a comer comida mexicana em casa. (Alguns já até andaram reclamando que queriam um cardápio mais variado!)

Concluindo, a gente já fez tantas vezes essa receita de chili, alterando cada vez um ingrediente ou outro, aprimorando ao longo de anos, que eu posso garantir que essa é a melhor versão.

Eu já fiz algumas vezes a minha própria mistura de “tempero para chili” e coloquei em um vidro aqui em casa para usar quando quiser. Claro que você não precisa ser a obcecada da comida mexicana como eu. Nos supermercados hoje em dia, normalmente na sessão de “comidas do mundo” ou de importados já tem uma pacotinho que vem uma mistura de temperos pronta. A marca Old El Paso, que faz alimentos mexicanos, é bem distribuída pelo Brasil e fácil de achar.

Papel e caneta na mão (mentira, você pode só imprimir) e vamos para a receita.

IMG_1693 (2) IMG_1711 (2) IMG_1727 (2)

INGREDIENTES

  • 500g de carne moída
  • 1/2 cebola grande
  • 2 cenouras pequenas
  • 1 dentes de alho
  • 2 fatias de bacon
  • 1/2 pimentão
  • 1 lata de tomates picados
  • 1 xícara de feijão vermelho cozido
  • 1 pacotinho de tempero para chili (você vai procurar no mercado um pacote como esse aqui)

MODO DE PREPARO

Pique a cebola, o alho e o pimentão. Reserve. Corte as fatias de bacon em tiras finas e também reserve.

Em uma panela média, coloque o bacon e leve ao fogo baixo. E importante começar com a panela fria e usar o fogo baixo para o bacon soltar a maior parte da gordura, ficando bem sequinho e saboroso.

Ainda na panela, quando o bacon estiver quase pronto, coloque a cebola, alho e pimentão para refogar na gordura que saiu do bacon.

Quando a cebola estiver transparente, adicione a carne moída e o pacote de temperos (esses temperos já vêm com sal, não é necessário colocar mais).

Cozinhe a carne mexendo bem até ela ficar dourada e soltinha.

Adicione a lata de tomates, o feijão já cozido. Diminua o fogo e deixe cozinhando por cerca de 1 hora, acrescentando mais água se necessário e mexendo de vez em quando para não queimar o fundo.

Eu ia comer o meu chili como recheio de tortillas, então deixei menos líquido para não vazar das tortillas, mas você pode deixá-lo mais na consistência de molho e servir acompanhado de arroz com coentro se preferir é só adicionar mais água.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: