Xícara de Chá

CHEESECAKE DE LIMÃO SICILIANO COM FRUTAS VERMELHAS

foto

IMG_1624 (3)

Outro cheesecake? Sim, outro cheesecake. Porque eu sou fã de cheesecake.

Normalmente, cheesecakes são neutros, ou seja, têm sabor de cream cheese adocicado, talvez um toque de baunilha. Nesse cheesecake eu quis que ficasse com um sabor mais proeminente de limão siciliano, porque sabia que iria decorar com frutas vermelhas e acho que o contraste entre os dois sabores é excelente.

Assim como na outra receita de cheesecake que eu publiquei, a dica aqui é a mesma: os ingredientes PRECISAM estar em temperatura ambiente e o forno é baixo (a 160 graus). Além disso, nessa receita você aprende uma técnica diferente de aromatização com cítricos, então fique de olho.

IMG_1607 IMG_1609 (2) IMG_1612 (2) IMG_1615

INGREDIENTES

  • 200g de biscoito maisena
  • 6 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 850g de cream cheese (em temperatura ambiente)
  • 1  1/4 xícara de açúcar
  • 3/4 de xícara de nata (em temperatura ambiente)
  • 2 limões siciliano (raspas e suco)
  • 3 ovos (em temperatura ambiente)
  • frutas vermelhas para cobertura

Triture os biscoitos no processador, no liquidificador ou dentro de um saco com um rolo de macarrão. Em um bowl, misture os biscoitos triturados e a manteiga derretida, ficará uma farofa úmida. Forre o fundo de uma forma com fundo removível com essa farofa, criando uma base uniforme.

Em um bowl, coloque o açúcar e as raspas dos 2 limões. Com a ponta dos dedos, misture os dois para que as raspas soltem seus óleos no açúcar. Reserve.

Em outro bowl, misture o suco de 1 limão com a nata. Reserve.

Na batedeira em velocidade média, bata o cream cheese com o açúcar aromatizado. Adicione os ovos um a um e, por fim, a mistura de nata com o suco. Vai ficar um creme totalmente liso e aromático.

Coloque esse creme sobre a base de biscoitos e leve ao forno pré-aquecido a 160 graus (forno baixo) por cerca de 60 minutos. Ao final, o seu cheesecake não estará líquido, mas o meio ainda balança levemente. Não precisa furar! Desligue o forno e deixe seu cheesecake lá dentro por mais umas 2 horas, até ficar em temperatura ambiente. Esse passo evita oscilação de temperatura e que o seu cheesecake crie rachaduras.

Leve o cheesecake à geladeira de um dia para o outro ou, no mínimo 4 horas.

Depois de bem frio, retire o aro da forma e coloque o cheesecake no prato onde irá servir. Decore com as frutas vermelhas de sua preferência. Eu usei morango, framboesa e blueberry porque foram as que encontrei frescas no mercado. Amoras e cerejas também ficariam lindas. O importante é você se divertir na decoração.

Sirva gelado acompanhado de uma calda de frutas vermelhas ou de um sorbet.

IMG_1649 (2)

 

 

    • S

      Bru, tem duas caldas boas. (1) calda truque: pega um pote de geleia de frutas vermelhas (pode ser a St Dalfour ou outra mais simples, desde que não tenha adoçante na composição), esquenta um pouquinho na panela , cobre o cheesecake frio e leva à geladeira; (2) calda menos truque: na panela, um pacote de frutas vermelhas congeladas, 1/2 xicara de açúcar, suco de 1/2 limão. Vai mexendo no fogo baixo até derreter. Dilui 2 colheres de sopa de amido de milho em 1/2 xicara de água acrecenta à panela e mexe até engrossar. Dai vc pode deixar o seu cheesecake só com a calda ou colocar mais frutas por cima (eu gosto mais com as frutas, mas os dois jeitos são ótimos).

  1. Pingback: CEIA DE NATAL – SOBREMESAS | Xícara de Chá

  2. Pingback: CHEESECAKE OMBRÉ | Xícara de Chá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: