Xícara de Chá

QUICHE DE QUEIJO DE CABRA COM ESPINAFRE

IMG_1683 (2)

Quiche é um prato que eu gosto muito de preparar em casa. Eu costumo ter 1 no freezer só para ocasiões de preguiça, quando ninguém quer cozinhar e a fome já bateu. Sem contar que quiche é um prato que combina com várias ocasiões: brunch, almoço, café da tarde ou jantar, ele sempre se encaixa.

Uma das vantagens do quiche pra mim é que quase tudo pode ser recheio, então ele acaba virando uma “torta chique das sobras”.

Essa semana eu tinha um queijo que eu AMO, o chèvre dando sopa na geladeira. (O chèvre é aquele queijo de cabra bem macio e branquinho que tem o formato de um tronco, é fácil de encontrar na seção de queijos do supermercado.) Unindo o útil ao agradável fiz esse quiche que foi sucesso absoluto.

IMG_1654 (2) IMG_1655 (2) IMG_1657 (2) IMG_1663 (2) IMG_1668 IMG_1672 (2) IMG_1675 (2)

INGREDIENTES

Massa

  • 1 1/4 xícara de chá de farinha
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 100g de manteiga gelada cortada em cubinhos
  • 1/4 xícara de água gelada

Recheio

  • 1 maço de espinafre
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 dente de alho
  • 100g de queijo de cabra tipo chèvre
  • 4 ovos
  • 1 1/2 xícara de creme de leite fresco
  • 1 pitada de noz-moscada ralada na hora
  • sal
  • pimenta do reino

Para fazer a massa, em um bowl coloque todos os ingredientes secos (farinha, sal e açúcar) e  misture. Adicione a manteiga gelada cortada em cubinhos e, com as pontas dos dedos, aperte a manteiga e a farinha até formar uma farofa com pedacinhos de manteiga gelada como na foto. (Quem tiver processador, pode fazer essa etapa no processador. Não dá para fazer no liquidificador nem na batedeira.)

Salpique a água gelada sobre a farofa e misture para conseguir unir toda a farofa em uma massa. A massa não fica muito úmida, como você pode ver pela foto.

Apertando com os dedos, espalhe a massa pelos lados e pelo fundo de uma forma de quiche. O ideal é que os lados fiquem mais grossos que o fundo. Leve a massa já na forma para a geladeira bem fria por no mínimo 30 minutos. A massa precisa estar gelada e descansada para ir ao forno, caso contrário ela “encolhe” quando assada. Se estiver muito quente na sua cidade, vale colocar no freezer.

Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Separe as folhas do espinafre e lave bem. Descarte os talos.

Em uma frigideira fria, coloque o azeite e o alho picado. Ligue o fogo e aqueça até o alho começar a liberar o aroma. Adicione as folhas de espinafre e salteie por 2 ou 3 minutos, até murcharem. Retire do fogo e coloque o espinafre sobre uma peneira e aperte bem para retirar o excesso de água. Se o espinafre estiver com muita água ele vai desequilibrar o seu recheio e alterar a consistência.

Em um bowl misture com um fouet os ovos, o creme de leite, sal, pimenta e noz-moscada. Reserve.

Ligue o forno a 180 graus para pré-aquecer.

Retire a massa da geladeira. Sobre a massa, espalhe pedaços do queijo de cabra e o espinafre. Por cima, coloque o creme de ovos.

Com cuidado, leve o quiche ao forno (que já está pré-aquecido) e asse por mais ou menos 55 minutos, até o meio da torta estar com a consistência parecida com um pudim.

Retire do forno e espere no mínimo 15 minutos para servir.

IMG_1688 (2) IMG_1684 (2)

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: