Xícara de Chá

GRÃO-DE-BICO COM BERINJELA

IMG_1584 (2)

Eu comecei a escrever esse blog porque, apesar de ser formada em gastronomia, me sentia muito limitada na cozinha do dia-a-dia. Meu marido e eu que cozinhamos em casa e parecia que a gente sempre comia as mesmas coisas. Claro que eram pratos saborosos e que a gente gostava muito, mas não conseguíamos variar daquelas nossas 3 ou 4 receitas padrão, em parte por causa da preguiça, mas também por falta de inspiração e de ter em mãos receitas legais que não fossem as “de sempre”. Eu tinha certeza que não era a única pessoa que vivia esse problema.

O blog serviu tanto para me ajudar a ser mais criativa e buscar idéias novas para a minha casa (a gente come TUDO) que é postado aqui, tanto para poder dividir as minhas receitas testadas e aprovadas com quem tem interessa na cozinha.

Enfim, essa introdução imensa foi só para dizer que esse é exatamente o tipo de receita que eu nunca teria feito se não fosse pelo blog. Eu não sou muito fã de berinjela e costumo achar grão-de-bico meio trabalhoso, então evitaria essa receita a todo custo. Mas, por causa do blog, fiz e AMEI o resultado. Meu marido já declarou que quer essa receita mais vezes de tanto que gostou.

Então para você, que – como eu antigamente – faz as mesmas refeições semana após semana, fica a sugestão de testar uma coisa nova, um ingrediente que você não está acostumado, um método de cozimento diferente. Pode ser que você descubra um novo favorito da sua casa.

IMG_1566 (2) IMG_1568 (2) IMG_1576 IMG_1575 IMG_1579

INGREDIENTES

  • 4 xícaras de chá de grão-de-bico cozido (mais ou menos 2 xícaras de grão-de-bico cru)
  • 1 berinjela grande
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola pequena (ou 1/2 cebola grande) picada
  • 1 dente de alho picado
  • sal
  • pimenta do reino moída
  • orégano seco
  • 10 a 12 azeitonas pretas sem caroço picadas
  • 1/2 xícara de salsinha fresca picada

MODO DE PREPARO

Primeira coisa, cozinhe o grão-de-bico. Tem várias maneiras de se cozinhar o grão-de-bico (i) na pressão, coloque o grão-de-bico na panela, cubra com água e leve ao fogo. Quando atingir pressão, desligue, espere esfriar, abra a panela, descarte a água, cubra com água novamente e volte ao fogo, deixe na pressão por mais ou menos 30 minutos (depende de quão velho está o seu grão-de-bico, tipo feijão); (ii) deixe o grão-de-bico de molho na noite anterior, descarte a água, coloque na panela, cubra com água novamente e cozinhe até ficar macio mas não desmanchando; (iii) hoje em dia já se encontra grão-de-bico cozido em latas, se você quiser usar esse, descarte toda a água e lave bem o grão-de-bico.

Pronto. Agora a berinjela. Corte a berinjela em bastões (como na foto) ou em cubos médios. Coloque a berinjela sobre um escorredor ou uma peneira. Salpique o equivalente a 1 colher de sopa de sal sobre a berinjela e deixe sorando por cerca de 30 minutos. Essa etapa evita que o sua berinjela fique amarga.

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Seque a berinjela que estava sorando, coloque em uma assadeira (a minha eu forrei com papel alumínio porque fica mais fácil de limpar), tempere com azeite e pimenta do reino e leve ao forno por cerca de 40 minutos, lembrando de mexer um pouco 1 ou 2 vezes durante esse tempo para a berinjela não grudar e assar por igual.

Em uma frigideira ou panela de fundo largo, coloque a cebola, alho e azeite. Leve ao fogo, mexendo sempre, até a cebola ficar transparente, acrescente o grão-de-bico escorrido e salteie. Por fim adicione a berinjela assada e as azeitonas picadas. Tempere com sal, pimenta do reino, orégano e salsinha picada.

Pode servir ainda quente, em temperatura ambiente ou gelado, como uma salada. (Eu prefiro quente e meu marido prefere gelado).

IMG_1583 (3)

 

 

 

  1. Pingback: SALADA DE QUINUA, FRANGO E GRÃO DE BICO | Xícara de Chá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: