Xícara de Chá

SALADA CAESAR

IMG_1561 (2)

É impossível para mim dissociar a Salada Caesar do meu pai. Teve um período da minha infância que ele só pedia essa salada em restaurantes (acho que tá no sangue essa minha mania de comer as mesmas coisas até enjoar).

Para quem não se lembra dessa época, a Salada Caesar, antes de virar aquela combinação de alface murcha, molho artificial e crouton velho que a gente come na praça de alimentação shopping, era um prato clássico que estava em todos os bons restaurantes do mundo.

Faz sentido, porque a Salada Caesar quando bem feita é incrível. Se você, como eu, perdeu o momento de glória da Salada Caesar porque ainda era muito jovem, recomendo fortemente fazer essa receita clássica. Garanto que você vai se impressionar. E se você for o meu irmão ainda pode agradar nosso pai.

Alguns detalhes: (i) a Salada Caesar original não inclui o frango grelhado, eu coloquei nessa pois queria transformar a salada em uma refeição; (ii) o molho é a parte mais importante da salada, ou seja, leve os ingredientes do molho a sério, sem fazer alterações ou substituições, a Salada Caesar sem o molho original e bem feito é só uma pilha de alface com alguns croutons; (iii) tem um truque bom para temperar saladas nessa receita, segue lendo para ver.

IMG_1546 (2) IMG_1554 (2) IMG_1542 (2) IMG_1550 (2) IMG_1547 (2) IMG_1549 (2) IMG_1555 (2)

INGREDIENTES

Croutons

  • 3 ou 4 fatias de pão (eu usei o de forma integral porque era o que tinha em casa)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • sal
  • pimenta do reino moída

Molho

  • 2 dentes de alho
  • 4 filés de anchova
  • 1 gema
  • 1 colher de chá de mostarda Dijon
  • 1/4 de colher de chá de molho inglês
  • suco de 1/2 limão
  • 1/2 xícara de azeite
  • sal  (se precisar)
  • pimenta do reino
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora

Salada

  • 2 pés de alface romana (se não achar, pode usar a alface americana)
  • 4 filés de frango grelhados (opcional)

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 200 graus para os croutons.(Eu gosto de fazer no forno porque acho que ficam menos engordurados)

Grelhe o peito de frango como de costume (eu tempero com sal e pimenta e grelho em uma frigideira bem quente untada com azeite). Depois de grelhado, corte em tiras e reserve. As tiras de frango não devem estar quentes para não murcharem o alface quando entrarem na salada.

Corte as fatias de pão em cubos, tempere com sal, pimenta e o azeite. Coloque na assadeira (eu forro a assadeira com papel alumínio para facilitar a lavagem) e leve ao forno que já está pré-aquecido por cerca de 10 minutos, tirando na metade do tempo para virar os croutons do outro lado. Quando os croutons estiverem prontos, tire da assadeira para não passarem do ponto e reserve.

Para o molho: pique em pedaços bem pequenos os dente de alhos e os filés de anchova. Com um garfo, amasse os dois juntos até formar uma pasta.

Num bowl coloque a pasta de alho e anchova, a gema, mostarda, molho inglês e metade do suco de limão. Mexa com um fouet para unir os ingredientes. Aos poucos, vá adicionando o azeite em fio enquanto ainda mexe com o fouet (vale chamar marido ou filhos para ajudar). O molho vai ficar cremoso e uniforme. Se você achar necessário, coloque o restante do suco do limão e mais sal.

Montagem: coloque a alface picada, as tiras de frango e os croutons e metade do queijo ralado em um bowl grande. Coloque cerca de 3/4 do molho nas beiradas do bowl, não por cima da salada. Quando o molho é colocado por cima normalmente ele encharca uma parte da salada e deixa o resto sem gosto. Ao se temperar a salada pelo lado do bowl, é mais fácil de distribuir e de controlar o molho.

Mexa a salada de baixo para cima, até distribuir o molho por toda a salada. Prove a salada e coloque mais molho – repetindo o mesmo processo – se você achar necessário.

Transfira a salada para o prato onde será servido e cubra com o restante do queijo ralado. Sirva em seguida para não murchar.

IMG_1559 (2)

 

 

 

Um Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: