Xícara de Chá

BOLO DE CREPE DE DOCE DE LEITE

IMG_1470

IMG_1483

Já que todo mundo pretende se empanturrar de ovo de chocolate esse fim-de-semana eu achei que a sobremesa da Páscoa seria mais banana se não fosse de chocolate. Já que fruta não é sobremesa (dã), qual outro sabor perfeito que pode competir com chocolate? Se você pensou doce de leite, um ponto pra você.

Se você não pensou em nada e só apareceu aqui por causa da beleza desse bolo, você não ganha ponto nenhum. De qualquer forma, eu tenho uma boa notícia para você: é bem fácil de fazer. O único talento que você precisa é paciência.

Então respira 3 vezes bem fundo, mentaliza uma cena pacífica e vamos fazer a única sobremesa que todo mundo vai querer comer no almoço de Páscoa.

IMG_1455 IMG_1460 IMG_1463 IMG_1468 IMG_1469

INGREDIENTES

Para os crepes:

  • 2 ½ xícaras de leite integral
  • 6 ovos
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 ½ xícara de farinha
  • 1/3 xícara de açúcar
  • ½ colher de chá de sal
  • manteiga para untar

Para o recheio:

  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 450g de doce de leite

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes sólidos (farinha, sal e açúcar) para o crepe em um bowl. Reserve.

No liquidificador, bata o leite, os ovos e a baunilha. Adicione os ingredientes sólidos e bata até ficar uma massa líquida. Cubra e leve à geladeira por no mínimo 2 horas.

Em uma frigideira média (a minha tem 20cm de fundo), de preferencia antiaderente, unte levemente com manteiga e aqueça em fogo baixo/médio. Tire a frigideira do fogo e, com uma concha, coloque somente quantidade suficiente de crepe para cobrir o fundo. Gire a frigideira para conseguir cobrir todo o fundo (deve ficar fino) e volte para o fogo. Assim que a parte superior estiver fosca (cerca de 1 minuto), vire o crepe com uma espátula e deixe cozinhar o outro lado. O crepe não precisa ficar muito dourado.

Repita esse processo até acabar a massa. (Essa é a parte da paciência que eu mencionei acima). A minha massa rendeu 24 crepes. Não se preocupe de alguns crepes não derem certo. você pode fazer com os que sobrarem.

Depois de todos os crepes prontos, deixe-os esfriar completamente.

Na batedeira com o batedor de aro, coloque o creme de leite (bem frio) para bater. Quando ele começar a ficar leve a aerado, adicione o doce de leite e bata até misturar. (Não bata em excesso porque o creme de leite pode começar a talhar e virar manteiga).

Montagem: no prato onde for servir coloque 1 crepe. Em cima do crepe, coloque 2 colheres de sopa do recheio, espalhe com uma espátula/costas da colher/faca, coloque outro crepe por cima e repita até acabar, finalizando com o recheio.

Algumas dicas: (i) não tente colocar mais recheio entre os crepes, parece pouco mas são muitas camadas. Quando mais recheio, mais chance da sua torre tombar; (ii) se o seu bolo estiver “balançando” leve tudo à geladeira e espere até ficar bem frio para continuar e (iii) no final, se você não estiver muito seguro, coloque alguns hashis – aquele palito de comer comida japonesa – para segurar o bolo e, antes de servir, retire os hashis e decore.

Deixe o bolo ao menos 4h na geladeira antes de servir. Ele precisa estar bem gelado para você conseguir cortar e ele não despencar.

IMG_1476 IMG_1480

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: