Xícara de Chá

DATE NIGHT: PEIXE EN PAPILLOTE

IMG_1420

Hoje temos um episódio na nossa série Date Night, comidas para fazer em casal. Episódio de hoje propõe fazer um peixe assado. Porque fazer macarrão ficar gostoso é fácil, mas fazer uma tilápia insossa virar digna de jantar especial merece respeito.

Vamos aprender hoje que: (i) não precisa ter medo de fazer carnes no forno; (ii) peixe assado não deixa sua casa/cozinha fedida; (iii) manteiga composta é um truque ótimo de cozinha; e (iv) alcaparra é uma delícia.

O preparo é tão rápido que se você piscar perde.

IMG_1387 IMG_1389 foto IMG_1417

INGREDIENTES

  • 2 filés de tilápia (3 se o seu par for guloso)
  • 1 limão siciliano
  • 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de alcaparras
  • 1 xícara de tomates cerejas
  • sal
  • pimenta do reino
  • papel alumínio ou papel manteiga

MODO DE PREPARO

Comece pré-aquecendo o forno a 200 graus.

Prepare uma manteiga composta misturando a manteiga em temperatura ambiente com raspas do limão siciliano e as alcaparras picadinhas (sem a salmoura). Essa manteiga temperada que a gente vai usar aqui também fica ótima para temperar outras produções de peixe ou mesmo para comer com uma torradinha. Você pode fazer um dobro e guardar o que sobrar no freezer.

Corte o limão siciliano (que você já tirou as raspas) em fatias finas, corte os tomates ao meio e tempere os filés de tilápia com sal e pimenta dos dois lados. Reserve.

Pegue um pedaço bem grande de papel alumínio, equivalente ao dobro e cubra todo o fundo de uma assadeira, deixando a outra metade para fora da assadeira.

Faça uma “caminha” com as fatias de limão siciliano. Cubra o limão com pedacinhos da manteiga composta preparada (o equivalente a metade). Coloque os filés sobre o limão. Por cima dos filés coloque a outra metade da manteiga composta e, finalmente, os tomates.

Lembre-se que você vai precisar fechar o papel alumínio, então tente centralizar o limão e o peixe, deixando uma borda de uns 5cm para fazer a dobradura.

Dobre a parte do papel alumínio que estava para fora sobre a assadeira e feche o peixe dentro do papel alumínio, fechando bem todos os lados que estão abertos. É só ir dobrando as bordas juntas.

Leve ao forno por 20 minutos. (Lembrando que o forno está a 200 graus).

Retire do forno e abra o pacotinho com cuidado. Você pode servir dentro do próprio papel alumínio aberto ou retirar tudo e colocar em uma travessa.

IMG_1418

Um Comentário

  1. Pingback: DATE NIGHT: SALMÃO ASSADO COM MOLHO DE IOGURTE E DILL | Xícara de Chá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: