Xícara de Chá

FALSO PURÊ DE BATATA

IMG_1410

Como você pode imaginar esse purê não é de batata, é de couve-flor. Sim, couve-flor, aquele vegetal rejeitado que costuma morrer sozinho na gaveta da geladeira.

A vantagem em se preparar um purê de couve-flor é bem simples: couve-flor tem menos de 1/3 das calorias e de carboidratos que a batata. Para os fãs de purê que estão de olho na balança, é uma bênção. Ele de dá a liberdade de comer sem o peso na consciência.

Caso você não ligue muito para calorias/carboidratos, encare o falso purê de batata como mais um truque no seu repertório, bom para fazer quando você simplesmente quer comer algo mais leve.

Eu sei o que você está pensando: “tem gosto de purê de batata?”. Sendo bem sincera, não. Mas é bom. Juro! E se você fizer para a família e não contar o que é, eu duvido que alguém consiga dizer.

IMG_1390 IMG_1404 IMG_1406

INGREDIENTES

  • 1 couve-flor
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 a 4 colheres de sopa de leite
  • sal
  • pimenta
  • 1 dente de alho
  • salsinha (para decorar, opcional)

MODO DE PREPARO

Corte a couve-flor em ramalhetes, descartando o “caule” grosso. Coloque a couve-flor em um bowl com água e sal e deixe por uns 10 minutos. Esse passo serve para tirar alguém bichinho que talvez esteja na sua couve-flor. Escorra e lave a couve-flor.

Em uma panela grande com água fervente, cozinhe a couve-flor até ficar macia, mas não a ponto de desmanchar, quando um garfo furar a couve-flor sem muita resistência.

Escorra a couve-flor. Coloque a couve-flor em um liquidificador ou em um processador ou volte para a panela e use um liquidificador de imersão, como eu fiz. Adicione 2 colheres de leite, o alho amassado, sal, pimenta e a manteiga (por favor, use manteiga, essa já é uma receita light e só vai uma colher). Bata até virar um purê. Se necessário, coloque o restante do leite. Eu recomendo colocar o mínimo de leite porque o purê depois de um tempo começa a soltar o líquido em excesso.

Sirva decorando com salsinha picada.

IMG_1408

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: