Xícara de Chá

PIPOCA DOCE GOURMET

Pipoca doce 3

Alguém mais acha que o termo “gourmet” já está sendo usado em excesso? Eu acho. Até pensei em chamar essa pipoca de “pipoca doce metida”, mas não seria justo com a simplicidade que é essa receita.

Esse é o tipo de pipoca doce que vende tradicionalmente nos EUA e que, recentemente, chegou no Brasil. Fazer essa pipoca doce em casa é (i) fácil, (ii) bem mais barato que a versão encontrada no mercado e (iii) você pode personalizar de acordo com o seu gosto.

Como essa pipoca dura bastante depois de pronta (só fechar em um pote hermético ou em um saco plástico selado), ela é um ótimo presente e também uma boa desculpa para programar uma noite do cinema em casa. Família e amigos agradecem.

pipoca doce 5

Pipoca doce 1

INGREDIENTES

• ½ xícara de milho para pipoca
• 2 colheres de sopa de óleo de canola
• 1 xícara de amêndoas em lâminas (opcional)
• 1 xícara de damascos secos picados (opcional)
• 150g de manteiga
• 1 xícara de açúcar mascavo
• 1 colher de chá de extrato de baunilha
• ½ colher de chá de sal
• ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio

MODO DE PREPARO

Faça a pipoca no fogão com o milho e o óleo de canola. Caso você prefira, pode usar uma pipoca feita n o microondas, desde que seja a versão “natural” não a aromatizada.

Coloque a pipoca em um bowl bem grande, com bastante espaço para você conseguir misturar depois. Adicione as amêndoas e os damascos ou qualquer outra nozes/frutas secas/m&ms que você preferir. Existe a opção de não adicionar nada a fazer só a pipoca com o caramelo, fica ótimo também.

Em uma panela grande coloque a manteiga para derreter em fogo baixo. Assim que a manteiga estiver derretida, adicione o açúcar mascavo e mexa até o açúcar dissolver. Aumente o fogo para o mais alto e continue mexendo constantemente por mais 3 ou 4 minutos. Para quem tiver termômetro de doces, a temperatura do caramelo deve atingir entre 121 até no máximo 149⁰C, sendo que quanto mais próximo de 149⁰C, mais crocante o resultado final ficará.

Assim que der o tempo necessário (ou atingir a temperatura), desligue o fogo, adicione o sal, a baunilha e o bicarbonato de sódio. Mexa bem. Quem fizer fazer a opção “pipoca com caramelo salgado, dobre a quantidade de sal.

Vc vai notar que a mistura vai começar a espumar. Quando ela estiver bem espumosa, jogue tudo por cima da pipoca no bowl e COM UMA COLHER misture tudo, procurando cobrir todas as pipocas com o caramelo. Parece que é pouco caramelo, mas não é, continue misturando que ele cobre tudo. (IMPORTANTE: você vai ficar tentado a usar as mãos para misturar ou a pegar uma pipoca e provar, RESISTA. Esse caramelo está no mínimo a 121 graus e você vai se queimar muito. Use uma ou duas colheres para misturar e deixe para provar só no final.)

Cubra uma ou duas assadeiras (eu precisei de duas porque as minhas não são grandes) com papel alumínio. Coloque a pipoca em uma camada, sem sobrepor muito, na assadeira e leve ao forno em fogo bem baixo, a 120 graus, por 40 minutos, mexendo as pipocas a cada 15 minutos, para não queimar.

Deixe resfriar totalmente e sirva ou guarde em potes para dar de presente.

Pipoca doce 4 Pipoca doce 2

  1. Pingback: PIPOCA DE NUTELLA | Xícara de Chá

  2. Pingback: Metrópoles Se chove lá fora… O Metrópoles te ajuda a aproveitar o dia, em casa ou fora dela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: