Xícara de Chá

DATE NIGHT: MACARRÃO AO MOLHO PESTO

IMG_1230

Esses dias eu recebi uma sugestão de criar algumas receitas para fazer em casal. Gostei bastante da sugestão (valeu, Te!) e decidi criar uma série de receitas chamada Date Night. Nessa série vão estar todas as receitas que eu acho legal para fazer junto com namorado(a)/marido/mulher, como um programa de casal mesmo, os dois na cozinha. A minha idéia é incluir receitas que não demorem muito tempo para preparar, não sujem muita louça e não deixem com bafo. Depois do jantar todo mundo quer um romance, né?

Nessa série, as receitas já estarão porcionadas para duas pessoas, então quer quiser fazer um “double date”, só multiplicar por 2.

Começamos a série com uma receita que a gente faz MUITO em casa, um clássico: macarrão ao pesto. Chama seu par, abre um vinho e vamos lá.

foto-3

INGREDIENTES

• 2 xícaras de folhas de manjericão (lavadas e secas)
• 1 dente de alho grande
• ¼ de xícara de pignole
• 2/3 de xícara de azeite
• 2/3 de xícara de queijo pecorino ralado (mais para servir)
• meio pacote de macarrão

MODO DE PREPARO

Inicie por lavar e secar bem as folhas de manjericão. Rale também o queijo e descasque o alho. Reserve tudo.

Em uma panela com água fervendo com bastante sal (água sem sal faz um macarrão sem graça) coloque cerca de metade de um pacote de macarrão (200g).

Enquanto o macarrão ferve, coloque em um microprocessador ou no liquidificador o alho, o pignole, as folhas de manjericão e metade do azeite. Processe até formar uma pasta grossa, com pedaços. Adicione o queijo e o restante do azeite, processando novamente. Aqui em casa a gente prefere o pesto não tão processado, ainda dando para ver uns pedacinhos, mas é questão de gosto.

Assim que o macarrão estiver “al dente” (o tempo indicado na embalagem costuma mesmo ser o ideal), reserve cerca de 1 xícara da água do cozimento do macarrão e escorra o restante.

Volte o macarrão escorrido à panela e – fora do fogo – adicione cerca de 2/3 do pesto e metade da água do cozimento. Misture bem e, se necessário, adicione o restante. A água do cozimento ajuda o pesto a envolver todo o macarrão. Não se preocupe se sobrar um pouquinho de pesto, fica ótimo em qualquer tipo de sanduíche no dia seguinte.

Sirva imediatamente com mais queijo pecorino ralado.

IMG_1228

  1. Pingback: LASAGNA DE PESTO | Xícara de Chá

  2. Pingback: MACARRÃO DE ABOBRINHA | Xícara de Chá

  3. Pingback: DATE NIGHT: SALMÃO ASSADO COM MOLHO DE IOGURTE E DILL | Xícara de Chá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: