Xícara de Chá

TORTA GELADA DE COCO

Torta coco 6

Tem gente que prefere sobremesas geladas (tipo meu marido) e tem gente que prefere sobremesa fácil de fazer (tipo eu). Essa torta é uma sobremesa para agradar nós dois.

A base do recheio da torta é um creme de confeiteiro com leite de coco, fica delicado e inusitado. O recheio cremoso contrasta com o crocante da massa de biscoitos e com os pedacinhos de coco que decoram.

Uma sobremesa deliciosa e tão simples que nem precisa ligar o forno. Para mim isso é sinônimo de sucesso.

Torta coco 1 Torta coco 2 Torta coco 3 Torta coco 4

INGREDIENTES

Massa
• 200g de bolacha sem recheio (tipo Maisena)
• 100g de manteiga derretida

Recheio
• 2 xícaras de leite
• 1 xícara de leite de coco
• ½ xícara de açúcar refinado
• pitada de sal
• 4 gemas
• 1/3 xícara de amido de milho
• 1 colher de chá de baunilha

Cobertura
• 1 xícara de creme de leite fresco
• 1/3 xícara de açúcar
• 1 colher de sopa de baunilha
• 100g de coco ralado

MODO DE PREPARO
No processador ou no liquidificador, triture as bolachas. (Esse passo também pode ser feito fechando as bolachas dentro de um saco tipo ZipLock e batendo com um batedor de carne ou rolo de macarrão.)

Misture as bolachas trituradas à manteiga derretida até formar uma farofa úmida. Cubra o fundo e os lados de uma forma de torta com a fafora, apertando bem. Reserve.

Em uma panela, coloque o leite, leite de coco, sal e açúcar. Aqueça até começar a ferver.
Em um bowl separado, peneire as gemas e adicione o amido de milho. Mexa com um fouet (o batedor de aro). Aos poucos, derrame a mistura de leites quente sobre as gemas, mexendo sempre com o fouet. Esse processo se chama temperagem – de temperatura, não de tempero – e serve para que as gemas não talhem quando forem ao fogo.

Volte toda a mistura de leites, agora com as gemas e o amido já incorporados, ao fogo baixo. Mexendo constantemente com uma espátula e passando sempre sobre o fundo e as bordas, para não queimar o creme (agora é importante usar a espátula, pois o fouet cria uma espuma sobre o creme).

O creme engrossa em alguns minutos. A consistência estará correta quando ao passar um dedo sobre a espátula, um “caminho” se formar (veja foto acima). Por fim, adicione a baunilha e mexa.

Coloque o creme em um bowl e cubra com filme plástico, fazendo com que o filme toque toda a superfície do creme. Assim não forma uma película espessa e seca quando o creme resfriar. Leve o creme de coco à geladeira até ficar completamente frio.

Resfrie o creme de leite fresco bem (pode, inclusive, levar ao freezer por uma meia hora antes de bater), com um fouet ou na batedeira, bata o creme de leite fresco com o açúcar e a baunilha, formando um chantilly leve.

Recheie a massa com o creme de coco, cubra com o chantilly e decore com o coco ralado. (Se você quiser fazer fitas de coco como as que eu usei, é só usar um descascador de legumes para fatiar um coco fresco e depois levar ao forno para secar.)

Sirva bem gelado.

Torta coco 7

  1. Roberta

    coisa linda!! achei o máximo. Mas não dá pra substituir alguns ingredientes pra ficar menos calórica? Tipo creme de leite e leite de coco light? leite desnatado?

    • S

      O leite e o leite de coco acredito que dê sim. Eu nunca testei, então se vc testar, me conta? Mas o creme de leite não dá, precisa ser o fresco (vende perto do queijo cottage na geladeira do supermercado) porque outro tipo não bate em ponto de chantilly.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: