Xícara de Chá

TORTA DE MORANGOS

Torta Morango 17

As pessoas normalmente resistem a fazer tortas em casa porque acham que é muito trabalhoso. A verdade é que tortas costumam ter algumas etapas a mais que um simples bolo, mas todas as etapas são simples e não requerem nenhum tipo de equipamento especial – um rolo de macarrão pode ser substituído por uma garrafa de vinho e um copo pequeno ou vidro de geléia vazio cumprem o papel de um cortador de biscoito para os detalhes.
E quando a torta é servida é sempre recebida por convidados de queixo caído. Principalmente se for uma torta tão linda quanto essa.

Ao invés de cobrir todo o recheio com massa, eu achei que ficaria mais deliciado cortar a massa em pequena flores e cobrir apenas uma parte do recheio, expondo o recheio colorido e brilhante. Também ficaria lindo fazer as mais tradicionais faixas, formando um lattice (aquele xadrez na diagonal) ou usar um cortador em outro formato. A criatividade do cozinheiro que manda!

Torta Morango 1 Torta Morango 6 Torta Morango 10

Torta Morango 11

INGREDIENTES
Massa
• 2 ½ xícaras de farinha
• 3 colheres de chá de açúcar
• 1 pitada de sal
• 200g de manteiga (gelada, cortada em cubinhos)
• 3 colheres de sopa de água gelada
• 1 ovo (para pincelar a massa)
• 2 colheres de sopa de açúcar cristal (opcional)

Recheio
• 4 caixinhas de morangos lavados e picados
• ½ xícara de açúcar
• 3 colheres de sopa de amido de milho
A massa pode ser preparada no processador ou na mão. Para o processador: bata todos os ingredientes secos, adicione a manteiga e pulse até formar uma farofa. Adicione a água aos poucos, somente até a farofa se unir. Para fazer na mão: misture todos os ingredientes secos, adicione a manteiga e, com a ponta dos dedos, vá misturando e apertando os cubinhos gelados de manteiga até elas ficarem do tamanho de feijões. Quando tudo estiver como uma farofa úmida, adicione a água aos poucos até conseguir juntar toda a massa em um disco grande.
Modele a massa no formato de um disco, cubra com papel filme e leve à geladeira por uns 20 minutos (nesse tempo o glúten consegue descansar e a massa fica mais firme para abrir).
Abra a massa com um rolo de macarrão até ter mais ou menos 0,5cm de espessura. Cubra o fundo e lados de uma forma de torta (redonda ou retangular). Corte o excesso de massa da forma.
Abra novamente a massa que sobrou e, com um cortador de biscoitos ou a boca de um vidro pequeno, corte no formato desejado.
Misture dos os ingredientes do recheio e leve ao fogo somente para aquecer.
Coloque o recheio na massa. Pincele ovo batido nos pedaços de massa que irão cobrir a torta. grude bem os pedaços às bordas e entre si, formando o desenho que quiser.
Pincele novamente ovo por cima da massa e salpique açúcar cristal (opcional) para ficar mais crocante.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por mais ou menos 1 hora, ou até dourar bem.
Espere esfriar um pouco antes de servir, por se servida muito quente o recheio vai escorrer e não vai ficar dentro da fatia.

Torta Morango 19

    • S

      Oi, Bruna, na receita menciona, mas é só misturar os ingredientes do recheio e levar ao fogo somente para aquecer. Depois rechear a massa. Ele termina de cozinhar no forno. Espero que a sua torta faça sucesso! Beijos.

  1. Marisa

    Boa tarde, gostaria de lhe parabenizar pela receita e pelo site, são perfeitos, essa receita já se tornou essencial aqui em minha casa, não vivem mais sem, sucesso total, muiiiito obrigada!
    Sucesso sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: